Vídeo: Review Genuino 101 2

Nesse review Genuino 101 vamos ver o sistema embarcado que chegou para unir toda versatilidade da plataforma (já clássica) Arduino UNO, com a velocidade e estabilidade dos processadores INTEL. Além do projetista contar com a incrível facilidade de se programar esta plataforma diretamente na IDE do Arduino (mediante download da versão mais recente e mais alguns plug-ins), a Genuino 101 dispõe de um acelerômetro e giroscópio de 6 eixos totalmente onboard!

Achando pouco ainda? A plataforma apresenta módulo Bluetooth LE onboard, trazendo uma ampla faixa de aplicações, sem a necessidade de Shields externos! Outra característica muito interessante da plataforma é o fato de apresentar dois núcleos de processamento, sendo um deles x86 (Quark) e o outro com arquitetura ARC de 32 bits. Tem 384 kB disponível de memória flash e a velocidade de processamento é de 32MHz.

Cada pino de I/Os fornece uma corrente máxima de 20mA. Dos 14 pinos digitais, 4 apresentam PWM (pulse width modulation) e há 6 pinos que podem ser utilizados para leitura analógica (assim como no clássico Arduino UNO). A tensão de operação é de 3,3V, entretanto há uma tolerância de 5V, ou seja, você não precisa se preocupar em queimar sua Genuino 101 (sinal de fumaça é coisa do passado). A entrada Vin admite tensões entre 7 e 12V.

Configurando a IDE para o Genuino 101

Nesse review Genuino 101 vamos mostrar como configurar a IDE para usar com essa placa. Após você pode atualizar sua IDE do Arduino, acessando o site https://www.arduino.cc/ e clicando na aba “Download”. Você vai enxergar a imagem conforme Figura 1.

Site Arduino

 Figura 1 – Página de download da versão mais recente da IDE do Arduino

A versão mais recente, na data em que escrevo este artigo, é a 1.6.10 como pode ser visto na Figura 1. Após selecione a opção conforme sua plataforma. Dê preferência para a versão de instalação “Installer”, caso seu sistema seja Windows.

Após baixar e instalar a sua IDE nova (basta seguir a instalação no padrão de clicks “next”, “next”, “next”, “finish”…) com duplo clique no atalho da IDE você verá a tela de inicialização conforme Figura 2.

Tela inicialização IDE

Figura 2 – Tela de inicialização da nova IDE

Quando conectar a sua Genuino 101 em uma porta USB, a mesma será reconhecida automaticamente pelo computador, uma vez que a nova IDE já estará devidamente instalada, contendo os drivers pertinentes. Para confirmar se está tudo ok, acesse o gerenciador de dispositivos do seu computador, confirmando a identificação da placa 101 (Figura 3).

Painel de controle

Figura 3 – Reconhecimento no gerenciador de dispositivos

No campo “portas COM e LPT” você verá “Arduino 101 Serial Monitor” e a respectiva porta COM que o mesmo estará indexado. Neste caso foi na COM4.

Mas seu Genuino 101 ainda não está pronto para receber o famosos Sketch de “Hello World”. Você precisa instalar alguns plug-ins para que isso seja possível. Para este procedimento, acesse a aba “Tools” na IDE, depois vá em “Board” e clique em “Boards Manager”, conforme Figura 4.

IDE - Placas

Figura 4 – Acessando a Boards Manager

Estando conectado à internet, clique em install para instalar o plug-in da Arduino/Genuino 101. Após alguns instantes o status será “INSTALLED” conforme mostra Figura 5.

Instalação 1

Figura 5 – Adição do plug-in Arduino/Genuino 101

Ainda, se você estiver utilizando o Windows 10, precisa instalar adicionalmente o plug-in “Windows 10 Iot Core” (Figura 6).

Instalação 2

Figura 6 – Plug-in para Windows 10

Primeiros testes com o Genuino 101

Muito bem, agora seu Genuino está prontinho para dar aquele fabuloso “Hello World”, que tanto gostamos! Abra o exemplo de Blink, através de “File > Examples > 01.Basics > Blink” e clique em “Upload”. Acompanhe o status no rodapé da IDE, após alguns instantes irá observar a mensagem conforme a Figura 7.

Programa - Upload

Figura 7 – Upload bem sucedido

O seu código começará a rodar após 5 segundos, esta é uma característica da plataforma. Observe o pequeno led SMD piscando na Figura 8.

Review Genuino 101

Figura 8 – LED piscando, Hello World!

Porque sempre começamos pelo “Hello World”? Porque é o nível mais alto de abstração possível para todas as coisas. Uma vez dominado o processo de compilação e upload da sua placa Genuino, você pode passar a testar os demais periféricos.

Programa teste giroscópio review Genuino 101

No começo do presente artigo mencionamos o fato da placa apresentar um acelerômetro/giroscópio de 6 eixos. Para utilização você precisa baixar as bibliotecas pertinentes ao processador Intel Curie, isso pode ser feito facilmente através deste link.

Após o download, descompacte a pasta e cole na pasta “Libraries” lá no diretório onde instalou a nova versão de sua IDE. Com a IDE aberta, digita o código a seguir.

#include "CurieIMU.h"

void setup() {
  Serial.begin(9600); // initialize Serial communication
  while (!Serial);    // wait for the serial port to open

  // initialize device
  Serial.println("Initializing IMU device...");
  CurieIMU.begin();

  // Set the accelerometer range to 250 degrees/second
  CurieIMU.setGyroRange(250);
}

void loop() {
  int gxRaw, gyRaw, gzRaw;         // raw gyro values
  float gx, gy, gz;

  // read raw gyro measurements from device
  CurieIMU.readGyro(gxRaw, gyRaw, gzRaw);

  // convert the raw gyro data to degrees/second
  gx = convertRawGyro(gxRaw);
  gy = convertRawGyro(gyRaw);
  gz = convertRawGyro(gzRaw);

  // display tab-separated gyro x/y/z values
  Serial.print("g:t");
  Serial.print(gx);
  Serial.print("t");
  Serial.print(gy);
  Serial.print("t");
  Serial.print(gz);
  Serial.println();
}

float convertRawGyro(int gRaw) {
  // since we are using 250 degrees/seconds range
  // -250 maps to a raw value of -32768
  // +250 maps to a raw value of 32767
  
  float g = (gRaw * 250.0) / 32768.0;

  return g;
}

Aguardando os 5 segundos, padrão de inicialização, você poderá abrir a Serial Monitor da IDE. A saída da Serial apresentará os valores de posição no espaço, conforme Figura 9.

Serial Monitor

Figura 9 – Alguns valores de posição espacial retornados pelo giroscópio

Experimente modificar a posição de sua placa Genuino 101 no espaço. Vai verificar que os valores estão mudando e que o giroscópio é bem sensível! Uma aplicação extremamente interessante para este módulo da sua Genuino 101 é o projeto de um robô equilibrista, pense nisso e em quantas outras aplicações podem ser desenvolvidas!

Para mais detalhes, acesse os dois vídeos de review Genuino 101 disponíveis no início deste post, e para download dos arquivos utilizados neste post acesse este link.

Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

  1. Bom Dia Pessoal
    Eu tenho uma programação no meu UNO R3 e quero migrar ela para o Genuino 101 (Por ser mais rápido) ela utiliza um MPU6050 e o W5100 Shield terei problemas com compatibilidade ?

  2. Só tenho uma pergunta, o bluethooth onboard funciona com dispositivos da Apple?????