Wokwi | Simulador de Arduino Deixe um comentário

O simulador Wokwi é uma opção gratuita, simples e muito poderosa para simular aplicações baseadas em Arduino (e outras plataformas, como ESP32 e Raspberry Pi Pico). Sem precisar instalar aplicativos no seu micro, você pode montar virtualmente o seu hardware, escrever a sua aplicação e testá-la.

Com ele você pode escolher os seus componentes eletrônicos antes de adquiri-los e encontrar erros no seu projeto mais rapidamente. E é fácil compartilhar o seu projeto com outras pessoas!

Conhecendo um pouco do simulador Wokwi

O Wokwi permite criar projetos baseados nos Arduinos Uno, Mega e Nano, ATtiny85, ESP32 e Raspberry Pi Pico. Para estas duas últimas, além do ambiente de programação Arduino, é suportado também o MicroPython.

Captura da Tela inicial do simulador Wokwi
Tela inicial do simulador Wokwi

Na parte de hardware, o Wokwi possui uma extensa coleção de componentes eletrônicos. Temos desde coisas básicas como LEDs e botões até displays (LCD alfanumérico, OLED gráfico, TFT gráfico colorido), passando por sensores como DHT22 (temperatura), HC-SR04 (medidor de distância ultrassônico), PIR (detecção de presença) e MPU6050 (acelerômetro e giroscópio).

No lado do programa, você escreve (ou cola) o seu código Arduino diretamente em uma área de edição na página. Como na IDE Arduino, basta apertar um botão para o programa ser compilado e carregado na placa – só que aqui você não precisa se preocupar com cabos e portas de comunicação.

Fazendo um Projeto no Wokwi (Passo a Passo)

Vamos usar como exemplo um projeto aqui do blog: Como usar um display 7 segmentos com o Arduino

O primeiro passo é entrar em https://wokwi.com/  e (na tela apresentada anteriormente) selecionar projeto com Arduino Uno. Assim chegamos na tela principal:

Tela principal do Wokwi

Tela principal do WokwiNa tela acima, no lado esquerdo temos a área de edição e no lado direito a área de montagem e simulação.

Em seguida use o botão “+” no lado da simulação para “comprar” as peças que vamos precisar: dois resistores, um botão e um display de sete segmentos (não é necessário a protoboard, no Wokwi a ligação é feita diretamente entre as peças).

Componentes do projeto
Componentes do projeto

Os resistores estão inicialmente com o valor de 1k, precisamos mudar um deles para 220 ohms. Para isso selecionamos a aba diagram.json na parte esquerda da tela. Este arquivo possui a descrição completa do circuito e permite fazer ajustes não disponíveis na interface gráfica. No caso vamos simplesmente mudar o atributo value do resistor R1:

Modificando o atributo value do resistor R1 (de 1000 para 220)
Modificando o atributo value do resistor R1 (de 1000 para 220)

Repare como a representação gráfica do resistor é atualizada para indicar as cores correspondentes nas faixas do resistor.

Outro ajuste que precisamos fazer no diagram.json é mudar o tipo de display. Por padrão o display de sete segmentos do Wokwi é do tipo “anodo comum” e o projeto requer “catodo comum”. Para isso basta acrescentar um atributo:

Acrescentando atributo "cathode"
Acrescentando atributo “cathode”

Como saber quais os atributos disponíveis? Basta olhar na extensa documentação (em português): https://docs.wokwi.com/pt-BR/parts/wokwi-7segment

Vamos agora usar o mouse para posicionar os componentes:

Posicionamento dos Componentes no simulador Wokwi
Posicionamento dos Componentes no simulador Wokwi

Ao reproduzir um projeto já existente, é importante conferir as pinagens dos componentes, pois podem existir variações. A tabela abaixo indica todas as ligações necessárias, usando os códigos do Wokwi:

uno:5V r2:2
uno:GND.1 btn1:1.l
uno:GND.1 r1:2
btn1:2.r r2:1
sevseg1:COM.2 r1:1
uno:10 btn1:2.l
sevseg1:A uno:2
sevseg1:B uno:3
sevseg1:C uno:4
sevseg1:D uno:5
sevseg1:E uno:6
sevseg1:F uno:7
sevseg1:G uno:8

Agora é só fazer estas interligações. Para isso clique no pino inicial da ligação. À medida que você mover o mouse um fio será desenhado. Você pode clicar em posições vazias intermediárias para indicar por onde o fio deve passar. A ligação é concluída quando você clicar no pino final. Você pode mudar a cor do fio editando o atributo “color” no arquivo diagram.json. Se o pino inicial estiver no Arduino, é usada a cor preta para GND, vermelha para +5V e verde para as demais.

Esquemático do Projeto
Esquemático do Projeto

A parte do software é ainda mais fácil: simplesmente substitua o código na aba sketch.ino pelo código no artigo.

Agora é só disparar a simulação. O programa será compilado e executado:

Simulação após apertar o botão duas vezes
Simulação após apertar o botão duas vezes

Você pode ver o resultado final diretamente no wokwi: https://wokwi.com/projects/326402385232527956

Como eu obtive este link? Basta clicar no botão share no alto da tela.

Próximos Passos

Neste post mostramos apenas uma pequena parte dos recursos do Wokwi. Algumas coisas para você explorar:

Gostou de conhecer o simulador Wokwi? Pretende usar para prototipar o seu próximo projeto? Gostaria de mais artigos sobre ele?. Deixe seu comentário logo abaixo! E n”ao esqueça de nos seguir no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe