Projetos com a micro:bit - guia completo!
Projetos com a microbit

Projetos com a micro:bit

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Nesta aula, vamos explorar conceitos de programação e da eletrônica através de cinco projetos utilizando a micro:bit e a programação em blocos. Vamos usar o MakeCode, uma ferramenta de programação visual em blocos, para criar nossos projetos.

Projetos com a micro:bit: Pedra, Papel, Tesoura

Neste projeto, vamos desenvolver um jogo de Pedra, Papel, Tesoura usando o kit microbit. A cada vez que a micro:bit for agitada, ela mostrará um símbolo que representa Pedra, Papel ou Tesoura.

Os símbolos da jogo são representados da seguinte forma:

  • Pedra: Representada por um quadrado pequeno.
  • Papel: Representado por um quadrado grande.
  • Tesoura: Representada por uma imagem de tesoura.

A ideia é que, ao agitar a micro:bit, ela escolha aleatoriamente uma das três opções e exiba o respectivo símbolo na matriz de LEDs.

Siga os passos abaixo para criar este projeto com a micro:bit:

 

  • Bloco “em agitar”: Adicione o bloco “em agitar” que será ativado quando a micro:bit for agitada.
  • Variável tool: Crie uma variável chamada tool.
  • Bloco “definir tool para”: Dentro do bloco “em agitar”, adicione um bloco “definir tool para”.
  • Bloco “escolher aleatório”: Dentro do “definir tool para”, adicione o bloco “escolher aleatório”. Ajuste o intervalo para 0 a 2. 
  • Bloco “se, então, senão”: Adicione um bloco “se, então, senão” dentro do bloco “em agitar” para verificar o valor de tool.
  • Configurar as Condições: Configure o bloco “se, então, senão” para verificar as seguintes condições:
    • Se tool == 0, mostre o ícone da Pedra.
    • Se tool == 1, mostre o ícone do Papel.
    • Se tool == 2, mostre o ícone da Tesoura.

No final, o código em blocos deve se parecer com isso:

Código projeto: Pedra, Papel, Tesoura

Este projeto simples e divertido é uma ótima maneira de aprender sobre entrada de sensores (agitação) e saída visual (matriz de LEDs) na micro:bit. Experimente adicionar mais recursos ao jogo, como uma pontuação ou um modo de dois jogadores!

Projetos com a micro:bit: Dado Eletrônico

A cada vez que a micro:bit for agitada, ela mostrará um número aleatório entre 1 e 6 representado por pontos na matriz de LEDs, similar ao que vemos em um dado físico.

A representação dos números dos dados será feita da seguinte forma:

  • Número 1: Um ponto central.
  • Número 2: Dois pontos diagonais.
  • Número 3: Três pontos em posição diagonal.
  • Número 4: Quatro pontos, um em cada canto.
  • Número 5: Cinco pontos, um em cada canto e um no centro.
  • Número 6: Seis pontos, três em cada lateral.

A ideia é que, ao agitar a micro:bit, ela escolha aleatoriamente um número entre 1 e 6 e exiba a configuração correspondente de pontos na matriz de LEDs.

Siga os passos abaixo para criar este projeto com a micro:bit:

 

  • Bloco “em agitar”: Adicione o bloco “em agitar” que será ativado quando a micro:bit for agitada.
  • Bloco “limpar tela”: Dentro do bloco “em agitar”, adicione o bloco “limpar tela”.
  • Variável número: Crie uma variável chamada numero.
  • Bloco “definir tool para”: Dentro do bloco “em agitar”, adicione um bloco “definir número para”.
  • Bloco “escolher aleatório”: Dentro do “definir número para”, adicione o bloco “escolher aleatório”. Ajuste o intervalo para 1 a 6. 
  • Bloco “se, então, senão”: Adicione um bloco “se, então, senão” dentro do bloco “em agitar” para verificar o valor do número.
  • Configurar as Condições: Configure o bloco “se, então, senão” para verificar as seguintes condições:
    • Se número == 1, mostre o padrão do número 1.
    • Se número == 2, mostre o padrão do número 2.
    • Se número == 3, mostre o padrão do número 3.
    • Se número == 4, mostre o padrão do número 4.
    • Se número == 5, mostre o padrão do número 5.
    • Se número == 6, mostre o padrão do número 6.

No final, o código em blocos deve se parecer com isso:

código projetos: Dado Eletrônico

Este projeto transforma a micro:bit  em um dado eletrônico simples e divertido. Com este conhecimento, você pode explorar a criação de jogos de mesa ou atividades educativas que envolvam a geração de números aleatórios. 

Projetos com a micro:bit: Bússola

Neste projeto, vamos criar uma bússola usando o kit microbit. A micro:bit tem um sensor de bússola integrado que pode ser usado para determinar a direção em que está apontando. Nosso código vai exibir “N” na matriz de LEDs quando a micro:bit estiver apontando para o norte.

Este projeto funciona da seguinte forma:

  • Calibração da bússola: A micro:bit será calibrada no início para garantir leituras precisas.
  • Leitura da direção: A micro:bit vai continuamente ler a direção em que está apontando.
  • Exibição da direção: Se a direção estiver dentro de um intervalo de 45 graus ao redor do norte, a micro:bit mostrará “N” na matriz de LEDs. Caso contrário, a tela ficará em branco.

Siga os passos abaixo para criar este projeto com a micro:bit:

 

  • Bloco “no iniciar”: Adicione o bloco “ano iniciar” que será ativado quando a micro:bit for ligada.
  • Bloco “calibrar bússola”: Dentro do bloco “no iniciar”, adicione o bloco “calibrar bússola”.
  • Bloco ” sempre”: Adicione o bloco ” sempre” para criar um loop contínuo.
  • Variável orientação: Crie uma variável chamada orientacao.
  • Bloco “definir orientacao para”: Dentro do bloco “sempre”, adicione o bloco “definir orientacao para”.
  • Bloco “direção da bússola”: Dentro do bloco “definir orientacao para”, adicione o bloco “direção da bússola”.
  • Bloco “se, então, senão”: Adicione um bloco “se, então, senão” dentro do bloco “sempre” para verificar o valor de orientacao.
  • Configurar as Condições: Configure o bloco “se, então, senão” para verificar as seguintes condições:
    • Se orientacao < 45 ou orientacao > 315, mostre “N”.
    • Caso contrário, limpe a tela.

No final, o código em blocos deve se parecer com isso:

código projetos: Bússola

Este projeto transforma a micro:bit em uma bússola digital simples, mostrando “N” quando está apontando para o norte. Este é um excelente exemplo de como utilizar sensores integrados da micro:bit para criar dispositivos funcionais. Com esse conhecimento, você pode explorar a criação de outros instrumentos de navegação e projetos relacionados à direção e localização!

Projetos com a micro:bit: Batata Quente

Neste projeto, vamos criar um jogo da batata quente usando a micro:bit. O objetivo do jogo é passar a “batata quente” antes que o tempo acabe. Quando o tempo acabar, um som será tocado para indicar que a “batata quente” explodiu.

O jogo funciona da seguinte forma:

  • Iniciar o jogo: O jogo começa quando o botão A é pressionado.
  • Contagem regressiva: Um temporizador aleatório entre 5 e 15 segundos é definido.
  • Exibição do temporizador: A micro:bit exibe um padrão de tabuleiro de xadrez enquanto o tempo está passando.
  • Fim do jogo: Quando o tempo acaba, a micro:bit exibe um “X” e toca um som indicando o fim do jogo.

Siga os passos abaixo para criar este projeto com a micro:bit:

 

  • Bloco “no pressionar A”: Adicione o bloco “no pressionar A” que será ativado quando o botão A da micro:bit for pressionado.
  • Variável timer: Crie uma variável chamada timer.
  • Bloco “definir timer para”: Dentro do bloco “no pressionar A”, adicione um bloco “definir timer para”.
  • Bloco “escolher aleatório”: Dentro do “definir timer para”, adicione o bloco “escolher aleatório”. Ajuste o intervalo para 5 a 15.
  • Bloco “mostrar LEDs”: Adicione um bloco “mostrar LEDs” para exibir um padrão de tabuleiro de xadrez enquanto o temporizador está ativo.
  • Bloco “enquanto”: Adicione um bloco “enquanto” para criar um loop que decrementa o temporizador até ele chegar a zero.
  • Bloco “pausar (ms)”:Dentro do bloco “enquanto”, adicione um bloco “pausar (ms)” e defina o tempo para 1000 ms (1 segundo).
  • Bloco “alterar timer por”: Ainda dentro do bloco “enquanto”, adicione um bloco “alterar timer por -1” para decrementar o temporizador.
  • Bloco “mostrar ícone”: Fora do bloco “enquanto”, adicione um bloco “mostrar ícone” e escolha o ícone “NO” para indicar o fim do jogo.
  • Bloco “tocar som”: Adicione um bloco “tocar som” e escolha o som “Wawawawaa”.
  • Bloco “tocar tom”: Adicione um bloco “tocar tom” e escolha o tom “Triste”.

No final, o código em blocos deve se parecer com isso:

Código Projetos: Batata Quente

Este projeto cria um jogo de batata quente simples e divertido com a micro:bit. Quando o botão A é pressionado, um temporizador aleatório é iniciado. A micro:bit exibe um padrão de tabuleiro de xadrez enquanto o tempo está passando. Quando o tempo acaba, um “X” é mostrado na tela e um som é tocado para indicar que a “batata quente” explodiu. Esse projeto é uma ótima maneira de aprender sobre temporização, exibição de imagens e sons na micro:bit!

Programando um Termômetro de máximas e mínimas

Neste projeto com a micro:bit, vamos criar um termômetro de máximas e mínimas. O dispositivo registrará e exibirá as temperaturas máxima e mínima detectadas desde que foi ligado.

O termômetro funciona da seguinte forma:

  • Leitura da Temperatura Atual: A micro:bit lê a temperatura ambiente utilizando seu sensor embutido.
  • Registra Máximas e Mínimas: Armazena a temperatura máxima e mínima detectada desde que o dispositivo foi ligado.
  • Exibição das Temperaturas: Ao pressionar o botão A, a micro:bit exibirá a temperatura mínima registrada. Ao pressionar o botão B, exibirá a temperatura máxima registrada.

Siga os passos abaixo para criar este projeto com a micro:bit:

 

  • Bloco “no iniciar”: Adicione o bloco “no iniciar” que será executado quando a micro:bit for ligada. Dentro do bloco “ao iniciar”, inicialize as variáveis currentTemp, max, e min para a temperatura atual.
  • Variáveis tempAtual, max, e min: Crie as variáveis tempAtual, max, e min.
  • Bloco “definir currentTemp para”: Dentro do bloco “no iniciar”, adicione um bloco “definir currentTemp para” e configure-o para a leitura da temperatura atual.
  • Bloco “definir max para” e “definir min para”: Adicione blocos “definir max para” e “definir min para” e configure-os para a temperatura atual.
  • Bloco “sempre”: Adicione o bloco “sempre” para criar um loop contínuo.
  • Bloco “mostrar string”: Dentro do bloco “sempre”, adicione um bloco “mostrar string” e configure-o para mostrar um ponto.
  • Bloco “definir tempAtual para”: Dentro do bloco “sempre”, adicione um bloco “definir tempAtual para” e configure-o para ler a temperatura atual.
  • Bloco “se, então, senão”: Adicione um bloco “se, então, senão” para verificar se a temperatura atual é menor que a mínima ou maior que a máxima.
  • Configurar as Condições:
    • Se currentTemp < min, defina min para currentTemp.
    • Se currentTemp > max, defina max para currentTemp.
  • Bloco “pausa (ms)”: Dentro do bloco “sempre”, adicione um bloco “pausar (ms)” e defina o tempo para 1000 ms (1 segundo).
  • Bloco “limpar tela”: Adicione um bloco “limpar tela” dentro do bloco “sempre” após o bloco “pausa (ms)”.
  • Bloco “pausa (ms)”: Adicione um bloco “pausa (ms)” novamente e defina o tempo para 1000 ms (1 segundo).
  • Bloco “no botão A pressionado”: Adicione o bloco “no botão A pressionado” que será executado quando o botão A for pressionado. Dentro do bloco “no botão A pressionado”, adicione um bloco “mostrar número” para exibir a temperatura mínima.
  • Bloco “no botão B pressionado”: Adicione o “no botão B pressionado” que será executado quando o botão B for pressionado. Dentro do bloco “no botão B pressionado”, adicione um bloco “mostrar número” para exibir a temperatura máxima.

No final, o código em blocos deve se parecer com isso:

Código Projetos: Termômetro de máximas e mínimas

Este projeto cria um termômetro de máximas e mínimas usando a micro:bit. A micro:bit lê a temperatura ambiente e registra as temperaturas máxima e mínima detectadas desde que o dispositivo foi ligado. Ao pressionar o botão A, a micro:bit exibe a temperatura mínima registrada, e ao pressionar o botão B, exibe a temperatura máxima registrada. Este projeto é uma ótima maneira de aprender sobre sensores de temperatura e exibição de informações na micro:bit!

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