CodeBlocks: Tipos de Blocos no Tinkercad - Guia completo!
CodeBlocks: Tipos de Blocos no Tinkercad

CodeBlocks: Tipos de Blocos no Tinkercad

Deixe um comentário

O Tinkercad CodeBlocks oferece uma variedade de blocos categorizados, cada um com funções específicas para auxiliar na construção de seus projetos. Vamos conhecer cada categoria de tipos de blocos no Tinkercad. Confira em detalhes nesta aula!

Tipos de Blocos no Tinkercad: Formas

No CodeBlocks, as formas são os blocos de construção fundamentais para dar vida às suas ideias 3D. Explore a variedade de formas disponíveis e personalize-as com precisão para criar designs incríveis. Os tipos de formas disponíveis são:

YouTube video

  • Caixa
  • Cilindro
  • Esfera
  • Telhado
  • Cone
  • Telhado arredondado
  • Texto
  • Borda
  • Pirâmide
  • Metade da esfera
  • Polígono
  • Parabolóide
  • Tórulo
  • Tubo
  • Coração
  • Estrela

Ao adicionar uma forma na área de trabalho do CodeBlocks, é possível ajustar sua cor e suas dimensões.

Tipos de Blocos no Tinkercad: Modificar

Com os blocos da categoria Modificar, você pode ajustar cada detalhe das suas formas, desde a posição e tamanho até a cor e agrupamento.

YouTube video

  • Selecionar Tudo: Selecione todas as formas presentes na cena com um único clique, facilitando a edição em massa.
  • Mover: Ajuste a posição da forma no espaço 3D com total liberdade, definindo as coordenadas X, Y e Z.
  • Mover para: Mova a forma para uma nova posição específica, utilizando valores precisos ou pontos de referência.
  • Girar: Oriente a forma em qualquer ângulo no espaço, ajustando a rotação em graus.
  • Redimensionar: Ajuste o tamanho da forma de forma uniforme, mantendo as proporções originais.
  • Escalar XYZ: Modifique as dimensões da forma em cada eixo (X, Y e Z) de forma independente, criando efeitos únicos.
  • Definir Tamanho: Defina o tamanho da forma manualmente, inserindo os valores desejados para cada dimensão.
  • Copiar: Crie cópias idênticas da forma selecionada, multiplicando suas ideias em um instante.
  • Definir Cor: Escolha a cor perfeita para sua forma utilizando a paleta de cores ou definindo valores de RGB personalizados.
  • Definir Cor RGB: Ajuste a cor da forma com precisão, utilizando os valores de vermelho, verde e azul.
  • Definir Cor HSB: Utilize o modelo de cores HSB (matiz, saturação e brilho) para criar paletas personalizadas e cores vibrantes.
  • Criar Grupo: Agrupe várias formas em um único objeto, facilitando a manipulação e edição em conjunto.
  • Posição: Visualize e ajuste a posição da forma no espaço 3D com precisão, utilizando coordenadas X, Y e Z.
  • Tamanho: Visualize e ajuste as dimensões da forma (altura, largura e profundidade) com precisão, garantindo proporções perfeitas.

Tipos de Blocos no Tinkercad: Controlar

A categoria Controlar te coloca no comando do fluxo e da execução do seu programa. Com seus blocos, você pode definir loops, condições e pausas, dando vida às suas ideias de forma organizada e eficiente. 

YouTube video

  • Repetir X Horas: Execute um conjunto de instruções repetidamente durante um período de tempo específico, definindo a duração em horas.
  • Contagem com i de X para Y: Crie um loop que executa um conjunto de instruções um número definido de vezes, incrementando a variável “i” a cada repetição.
  • Pausar: Interrompa temporariamente a execução do programa, permitindo que outras ações sejam realizadas ou que o usuário interaja com a cena.
  • Se, então: Defina condições para executar um conjunto de instruções, permitindo que o programa siga diferentes caminhos de acordo com critérios específicos.
  • Se, então – outro: Utilize este bloco para definir condições aninhadas, permitindo que o programa siga diferentes caminhos de acordo com critérios mais complexos.

Blocos Matemáticos

Os blocos matemáticos no CodeBlocks permitem realizar operações matemáticas e lógicas em seus projetos Tinkercad. Eles fornecem uma maneira fácil e intuitiva de trabalhar com números e variáveis, tornando seu código mais poderoso e versátil.

YouTube video

O CodeBlocks oferece uma variedade de blocos matemáticos para diversas operações, incluindo:

  • Operações Aritméticas:
    • Adição (+)
    • Subtração (-)
    • Multiplicação (*)
    • Divisão (/)
    • Módulo (%)
    • Exponenciação (^)
  • Operações Lógicas:
    • Igualdade (==)
    • Desigualdade (!=)
    • Maior que (>)
    • Menor que (<)
    • Maior ou igual que (>=)
    • Menor ou igual que (<=)
  • Funções Matemáticas:
    • Absoluto (abs())
    • Raiz quadrada (sqrt())
    • Potência (pow())
    • Arredondamento para cima (ceil())
    • Arredondamento para baixo (floor())
    • Arredondamento para o número mais próximo (round())

Variáveis

As variáveis são ferramentas essenciais na programação, pois permitem armazenar e manipular dados durante a execução de um programa. No Tinkercad, as variáveis podem ser utilizadas em diversos tipos de projetos para facilitar o código, torná-lo mais reutilizável e eficiente. 

YouTube video

Os blocos disponíveis nesta categoria são:

  • Criar Variável: Armazene informações durante a execução do programa, definindo um nome e um valor inicial para a variável.
  • Definir Valor: Atribua um novo valor à variável, atualizando a informação armazenada durante a execução do programa.
  • Obter Valor: Acesse o valor armazenado na variável, utilizando-o em outras partes do programa para realizar cálculos e operações.

Modelos

Os modelos no CodeBlocks do Tinkercad permitem reutilizar blocos de código em diferentes partes do seu programa, tornando-o mais organizado, eficiente e fácil de ler. Ao criar modelos, você encapsula funcionalidades específicas em unidades independentes que podem ser chamadas e utilizadas em diversas situações.

YouTube video

Para criar um modelo, siga estas etapas:

  • Selecione os blocos de código que deseja encapsular: Marque os blocos de código que deseja incluir no modelo.
  • Crie um novo modelo: Clique com o botão direito nos blocos selecionados e escolha a opção “Criar modelo”.
  • Dê um nome ao modelo: Na caixa de diálogo que aparece, digite um nome descritivo para o modelo.
  • Defina os parâmetros do modelo (opcional): Se o seu modelo precisar receber valores de outros blocos de código, você pode definir parâmetros na caixa de diálogo.

Marcação

A marcação no CodeBlocks do Autodesk Tinkercad permite adicionar comentários e anotações ao seu código, tornando-o mais legível, organizado e fácil de entender. Os comentários podem ser utilizados para explicar o que diferentes partes do código fazem, documentar decisões de design ou simplesmente fornecer informações adicionais para outras pessoas que possam ler o código.

 

seta esquerda   Aula anterior  |  Próxima aula  seta direita

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe