5 melhores sites com modelos 3D gratuitos Deixe um comentário

Com uma impressora 3D você tem a possibilidade de criar uma infinidade de coisas, desde um souvenir do seu personagem favorito da Marvel até próteses biônicas, conheça 5 melhores sites com modelos 3d .

Mas por onde começar?

Começo com uma boa notícia: para entrar neste universo não é preciso saber nada sobre modelagem em 3D! A modelagem pode ser algo que assuste quem está começando, mas não há nada com o que se preocupar. Dentro da comunidade maker temos a filosofia de compartilhar o conhecimento e temos muito conteúdo bacana disponível na rede. Existem vários sites com repositórios gigantescos disponíveis para download de forma gratuita. Neste artigo vamos falar um pouquinho sobre os principais deles. Prepare-se para um mundo de possibilidades e cuidado, pesquisar por mais e mais modelos pode ser uma atividade viciante!

1 – Thingiverse

Thingiverse - Sites com modelos 3D

Thingiverse

Certamente o principal e mais conhecido repositório de modelos em 3D é o Thingiverse. A variedade e quantidade de arquivos em sua biblioteca é gigantesca, e todos são disponibilizados de forma gratuita. Além de ser o principal, este é também um dos sites mais completos, ideal para começar a sua jornada no universo das impressões 3D.

Os modelos presentes no site são todos desenvolvidos pela comunidade maker. Esse esquema propicia que os mais diversos tipos de modelos sejam postados e em grande quantidade, mas estes não passam por uma revisão oficial. Por isso sempre veja se o arquivo já foi baixado antes, se possui fotos do modelo impresso, leia os comentários do projeto ou use visualizadores onlines*.

O Thigiverse possui um recurso muito interessantes que é o App Customize. Ele permite personalizar, reparar e aprimorar os modelos já existentes sem nenhuma necessidade de saber modelar em 3D. Basta ir na categoria “Customizable things” (Coisas customizáveis), escolher o seu modelo personalizável e, com o aplicativo Customize, alterar parâmetros do arquivo criando algo único. Você pode, por exemplo, criar um chaveiro com seu próprio nome, escolhendo o modelo, a fonte, o tamanho.. etc.

2 – Minifactory

MyMiniFactory - Sites com modelos 3D

My minifactory

O Minifactory é um site onde você pode encontrar modelos confiáveis e de ótima qualidade. Isso porque todos os arquivos submetidos são verificados através de softwares e impressos pela comunidade antes de serem publicados online. Isso garante que não serão gastos tempo e recursos em arquivos quebrados.

Alguns dos modelos disponibilizados são pagos, tendo inclusive um setor de loja dentro do site. Mas a grande maioria dos modelos pode ser baixada de forma livre e gratuita, tendo a opção de uma contribuição espontânea para o desenvolvedor do arquivo. Você também pode seguir os seus designers favoritos e receber notificações quando estes postarem novidades.

Embora tenha uma variedade de categorias, podemos dizer que o forte deste site é a cultura pop e o universo geek . Então se você curte Fanart, board games e cosplays, certamente você vai encontrar modelos incríveis dos seus jogos e personagens favoritos.Outro destaque seria a biblioteca de modelos que foram escaneados a partir de objetos reais pelo mundo, como obras de arte e monumentos arquitetônicos.

3 – Cults

Cults -Sites com modelos 3D

Cults

O cults destaca-se pela qualidade e originalidade de seus modelos. Isso porque ele possui uma rede de designers capacitados que utilizam essa plataforma, resultando em um ótimo acervo. É um site muito intuitivo e oferece modelos gratuitos e pagos. Também possui uma opção bem interessante onde aceita encomendas de modelos.

Também apresenta várias categorias, mas o Cults tem uma “pegada” mas design e arquitetura, lá com certeza você vai encontrar coisas muito legais para imprimir e colocar na sua casa. Entre seus diferenciais, temos que ele é o um dos poucos que oferecem uma categoria 18+, que mesmo não oferecendo uma biblioteca tão extensa, merece uma atençãozinha dos naughty. Além disso, eles oferecem coleções baseadas em marcas famosas de grande nome,  como hacks IKEA, peças Lego, acessórios GoPro ou drones.

 

4 – GrabCAD

Grabcad -Sites com modelos 3D

GrabCAD

O GrabCAD é um dos maiores portais de modelagens do mundo, onde milhares de engenheiros usam a plataforma para compartilhar, desenvolver e aprimorar suas engenhocas. Ele é voltado para um público mais técnico, como engenheiros, arquitetos e designers. Mas acredite, lá você encontra de tudo um pouco, como braços robóticos, motores e até carros!

O GrabCAD é um repositório de modelagens em 3D, mas cuidado que nem todos os modelos são feitos para imprimir. Ele disponibiliza arquivos nos mais diversos formatos utilizados em softwares de engenharia, lembre-se você busca por arquivos de extensão .stl. Também verifique seus arquivos antes de imprimir.

 

5 –  Yeggi

Yeggi -Sites com modelos 3D

Yeggi

Diferente dos sites anteriores,  o Yeggi não é um repositório de modelos, mas uma ferramenta de busca. Ele funciona como um google, você digita o que gostaria no campo de pesquisa e ele mostra o resultado da busca em diversos sites relacionados com o tema.  O site é simples e talvez um pouco confuso, mas certamente é  um recurso que pode ajudar muito e poupar um bom tempo de garimpo. Mas fique atento ao uso dessa ferramenta, porque ele pode redirecionar você para  sites que não necessariamente possuem um arquivo de boa qualidade, então sempre certifique se o arquivo está ok, sem defeitos na malha, com uma espessura adequada, etc.

Dica*

Para dar aquela checada nos arquivos, você também não precisa utilizar softwares pesados e complicados. Existem várias opções online e gratuitas de visualizadores de .stl (o formato utilizados para as modelagens em 3D). Algumas opções são: View STL,  Autodesk A360 Viewer, Gmsh, 3DViewerOnline. Além de visualizar, alguns também apresentam ferramentas simples que podem ajudar você a deixar seu arquivo perfeito para enviar para o software fatiador e depois para a impressora, onde a mágica acontece.

Pra mais conteúdos sobre impressão 3D, acesse o blog.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe