7 acessórios para pets feitos na impressora 3D

7 acessórios para pets feitos na impressora 3D Deixe um comentário

Os pets estão cada vez mais presentes nos lares do Brasil e do mundo. Seja pela boa vontade de cuidar de vidas animais (salvando-os dos perigos da vida na rua) ou pela necessidade de ter uma companhia fiel e agradável, estes bichinhos estão conquistando cada vez mais os corações de todos. E nisso estamos incluídos nós, os makers. Nós makers sempre estamos fazendo o que o nome sugere: fazendo e criando coisas e projetos, inclusive para os nossos tão amados pets. Neste post serão mostrados sete acessórios para pets que podem ser feitos na impressora 3D.

1. Que tal um puzzle para seu gato?

Gatos são animais muito inteligentes, curiosos e adoram um desafio. Quem tem gatos já notou que adoram “caçar”, seja qual for a presa, principalmente se a presa estiver confinada. Este acessório consiste numa caixa com furos que permitirá o seu gato caçar uma bolinha, sendo que para isso precisará “entender” que precisa saber em que furo colocar a patinha para acertar a bolinha (veja a figura 1). Em poucos minutos ele entenderá a lógica e se divertirá por muito tempo nessa caça à bolinha.

Dica: se você utilizar uma bola de papel, eles podem gostar ainda mais, pois o papel faz barulho a cada patada do gato e isso os deixa ainda mais com vontade de caçá-la.

7 acessórios para pets feitos na impressora 3D
Figura 1 – puzzle para gatos (fonte: https://www.thingiverse.com/thing:2769190)

Baixe a caixa com furos para seu gato caçar.

2. Sabia que gatos gostam de jogar bola?

Os gatos são animais que adoram brinquedos que se mexam facilmente, como bolinhas. A explicação para isso é simples e lógica: os gatos são, por natureza, animais caçadores, e, por isso, sentem a necessidade de treinar suas habilidades de caça para estarem sempre em forma para quando isso for preciso. Logo, bolinhas são, aos seus olhos, presas, fazendo assim com que eles possam praticar suas habilidades com ela.

Este acessório consiste em uma bolinha oca com outra bolinha menor dentro (veja a figura 2). Dessa forma, vai fazer um certo barulho e vai atiçar o gato a caçá-la. E, acredite: ele vai adorar caçar essa bolinha!

7 acessórios para pets feitos na impressora 3D
Figura 2 – bolinha para o gato caçar (fonte: https://www.thingiverse.com/thing:16402)

Baixe a bolinha para seu gato brincar.

3. Tem um cãozinho cego? A impressão 3D pode melhorar a qualidade de vida dele

Quem tem um animal de estimação sabe o quão complicado é para ele ter uma deficiência. Afinal, uma deficiência afeta muito a qualidade de vida do animal, inclusive impedindo-o de fazer coisas que ele gostava. Uma das deficiências mais incapacitantes nos cães é a deficiência visual, pois sem a visão eles não sabem para onde estão indo e, mesmo que você restrinja o acesso dele a locais seguros, eles poderão se chocar com mesas, cadeiras, paredes e demais objetos comuns em uma casa.

Este acessório consiste em uma coleira com uma espécie de auréola, na qual permite ao cão sentir um obstáculo à frente antes de bater o focinho nele (veja a figura 3). Em pouco tempo o seu cão aprende a utilizar o acessório e a qualidade de vida dele será muito melhor.

7 acessórios para pets feitos na impressora 3D
Figura 3 – acessório para cães cegos (fonte: https://www.thingiverse.com/thing:2812939)

Baixe a coleira com adaptador para cães cegos.

Se você tiver a possibilidade de imprimir alguns desses acessórios e doar a algumas ONGs que cuidam de animais abandonados, com certeza estará mudando para melhor a vida de muitos deles!

4. Seu cão está com dificuldades em utilizar as patas traseiras? A impressão 3D pode ajudá-lo

Outra deficiência que um cão pode ter é não conseguir utilizar as patas traseiras. Isso pode acontecer pelos mais diversos motivos: acidentes domésticos, acidentes na rua (atropelamento, principalmente), problemas musculares, problemas ósseos, alguns tipos de câncer, dentre outras várias razões. Isso pode deixá-lo muito incapacitado, pois não conseguirá se mover e fica extremamente dependente de seu dono para as tarefas mais simples como ter acesso a comida e água, por exemplo.

Este acessório consiste em uma cadeira de rodas para cães, onde as patas traseiras e parte de seu corpo ficam apoiadas sobre um “carrinho” de duas rodas e ele poderá, enfim, se locomover (veja a figura 4)

7 acessórios para pets feitos na impressora 3D
Figura 4 – cadeira de rodas para cães (fonte: https://www.thingiverse.com/thing:1095924)

Baixe aqui as rodinhas para as patas traseiras do seu cão.

Se você tiver a possibilidade de imprimir algumas dessas cadeiras de rodas e doar a algumas ONGs que cuidam de animais abandonados, com certeza estará mudando para melhor a vida de muitos deles!

5. Seu cão precisa brincar e se movimentar? Eis uma solução

Cães, principalmente aqueles que vivem em apartamentos, podem sofrer com a necessidade de brincar e se movimentar. Sobretudo nesta época de restrição de acesso a parques e isolamento social que vivemos atualmente, fica difícil sair com o cão para ele extravasar sua energia correndo e brincando.

Para amenizar esta situação, você pode imprimir um osso para seu cão, de forma que consiga em casa lançá-lo para ele caçar / buscar e, assim, se divertir e se movimentar (veja a figura 5).

7 acessórios para pets feitos na impressora 3D
Figura 5 – osso de brinquedo para cães (fonte: https://www.thingiverse.com/thing:2090975)

Baixe o osso para o seu cão se divertir.

6. Alimente seu cão ou gato automaticamente!

Os animais gostam de rotina: ter muito bem definida sua hora de brincar, hora de dormir e, principalmente, a hora de comer. Devido a correria do dia-a-dia, às vezes não é possível seguirmos uma rotina 100% constante ao longo dos dias, o que pode não ser tão bem aceito pelos seus pets (acredite, alguns podem até se estressar com isso!).

Uma forma de melhorar isso é utilizando um alimentador automático de pets. Este acessório é capaz de, na hora programada, disponibilizar ao seu pet uma quantidade definida de ração (veja a figura 6). Dessa forma, ele terá sua tão almejada comida sempre na hora certa.

7 acessórios para pets feitos na impressora 3D
Figura 6 – alimentador automático para pets (fonte: https://www.thingiverse.com/thing:27854)

Baixe o alimentador automático para seu cão ou gato.

Ainda, se você dispor de um dinheiro extra e quiser ajudar os animais de rua (tanto gatos quanto cães), pode construir um ou mais destes alimentadores e disponibilizar ração a eles. Os animais de rua muitas vezes passam dias sem se alimentar, fazendo desse pequeno gesto uma enorme diferença na vida destes animais que tanto sofrem sem uma fonte de alimento diária.

7. Melhore a vida de seu peixe com uma planta em seu aquário

Os peixes que criamos em nossas casas normalmente ficam em um aquário (ou bowl), com alguns itens (pedras, enfeites, etc.) submersos. O que pouca gente sabe é que, utilizando alguns tipos de plantas fazendo do aquário uma espécie de vaso, pode-se melhorar a vida do peixe. Esta técnica chama-se aquaponia e consiste em um benefício mútuo: o peixe se beneficia se alimentando de nutrientes e resíduos produzidos pela planta e, ainda, a planta se beneficia pelos resíduos produzidos pelo peixe.

Este acessório ajuda nesta tarefa de ter uma planta e peixe no mesmo local, permitindo que a planta fique suspensa de forma organizada e esteticamente agradável (veja figura 7).

7 acessórios para pets feitos na impressora 3D
Figura 7 – apoio para planta em aquário / bowl (fonte: https://www.thingiverse.com/thing:2991565)

Baixe o sustentador de planta no aquário.

E aí, curtiu as nossas dicas para deixar a vida do seu pet ainda mais agradável? Comente aqui no nosso blog o que você achou e veja mais conteúdos sobre impressão 3D.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe