Banner Batalha de Robôs: História, Categorias e Competições

Batalha de Robôs: História, Categorias e Competições Deixe um comentário

Adentrar o intrigante universo da batalha de robôs é uma jornada que nos conduz pelos corredores da engenharia e tecnologia. Num passado não tão distante, competições desse tipo começaram a moldar-se, ancoradas por critérios sólidos e limitações de peso e dimensões.

batalha de robôs historia, categorias e competições

Neste artigo, desvendaremos as raízes dessas batalhas, desde seus primórdios na década de 1980 até os eventos de peso atual, explorando também as categorias que dão forma a esse espetáculo de combate.

Este artigo é uma parceria da MakerHero com a equipe ROBOTA.

Um pouco de história: A primeira batalha de robôs

A história das batalhas de robôs é fascinante e cheia de reviravoltas. Embora não possamos identificar com precisão a data exata da primeira batalha de robôs, definir o início das competições de robôs de combate baseado na presença de prêmios e vencedores oficiais é um critério sólido. 

As competições de robôs de combate começaram a ganhar forma na década de 1980, graças à iniciativa do “Denver Mad Scientists Club”. Nesse período, os robôs eram limitados a um peso de 9 kg e dimensões de 30 cm.

organizadores da primeira batalhe de robôs

O cenário evoluiu significativamente a partir de 1994, quando Marc Thorpe organizou a primeira edição da famosa Robot Wars em São Francisco, inspirada pela icônica franquia Star Wars. O sucesso desse evento transcende fronteiras e, já no ano seguinte, a competição cruzou o oceano e foi televisionada pela BBC no Reino Unido

Arena de confronto do BattleBots

Paralelamente, entusiastas em São Francisco continuaram a realizar suas próprias competições de combate de robôs, culminando na criação da BattleBots em 1999, um dos maiores eventos de robótica de combate do mundo, fundado por ex-competidores da Robot Wars, Greg Munson e Edward P. Roski. 

Em 2005, a BattleBots entrou para o Guinness Book como a maior competição de robótica do mundo, perdendo esse título somente em 2016 para a Vex Robotics.

Como funciona uma batalha de robôs?

Mas, afinal, como funcionam essas eletrizantes batalhas de robôs? A premissa é simples: destruir o robô adversário ou incapacitá-lo de continuar a luta, e tudo isso acontece em batalhas que duram no máximo 3 minutos.

BattleBots arena de competição

Os combates entre os robôs obrigatoriamente devem ocorrer em arenas completamente fechadas, com paredes em policarbonato translúcido de forma a prover segurança, não permitindo que partes dos robôs ou outros objetos saiam para a parte externa da arena, e que possa permitir uma visão clara para os pilotos, juízes e público presente no evento.

Divisão em categorias de peso

Assim como nas lutas entre pessoas, as batalhas de robôs são divididas em categorias de peso, o que desempenha um papel crucial na competição de robótica de combate. Cada categoria possui suas próprias especificações e desafios únicos, o que torna a escolha da categoria certa uma decisão estratégica para os competidores.

Nome da Categoria Peso
Fairyweigth 0,150Kg (0,33lb)
Antweigth 0,454Kg (1lb)
Beetleweigth 1,360Kg (3lb)
Hobbyweight 5,443Kg (12lb)
Featherweight 13,607Kg (30lb)
Lightweight 27,215 (60lb)
Middleweight 54,431 kg (120 libras)
Heavyweight 108,862 kg (240 libras)
Superheavyweight 200 kg (440 libras)

Principal competição em batalha de robôs no Brasil

No Brasil o principal evento organizado é a RCX – Robocore Experience, que acontece em São Paulo, SP.

RCX Robocore Experience

Ela possui mais categorias de combate em relação às demais competições brasileiras, indo desde a Fairyweight (150g) até a Lightweight (27kg) e conta com a participação das principais equipes de robótica do país, como a RioBotz, Uai!, Trincabotz, ROBOTA,  entre outras. Além disso, nela há categorias de sumô, Hockey, Seguidor de linha, Trekking, Futebol e ArtBot.

Por que participar de uma batalha de robôs?

Participar de uma batalha de robôs pode ser uma experiência emocionante e educativa, por isso trouxemos 5 motivos para você ingressar nesse meio:

  • Aprendizado Prático: Participar de uma batalha de robôs oferece uma oportunidade prática de aplicar conhecimentos em engenharia, programação e design de robôs. É uma maneira prática de aprender sobre mecatrônica, eletrônica e outras disciplinas relacionadas.
  • Desenvolvimento de Habilidades Técnicas: Ao construir e aprimorar um robô de batalha, você pode desenvolver habilidades técnicas valiosas, como soldagem, programação, eletrotécnica e controle remoto.
  • Criatividade e Inovação: Projetar e construir um robô para competições de batalha permite que você exercite sua criatividade e inovação. Você precisa pensar estrategicamente para criar um robô eficaz que possa enfrentar diferentes desafios e adversários.
  • Trabalho em Equipe: Participar de competições de robôs muitas vezes envolve trabalhar em equipe, o que pode  proporcionar você a conhecer pessoas com o mesmo hobby. Além disso, durante as competições as demais equipes sempre ficam interessadas nos outros projetos, criando assim um ambiente muito amigável e acolhedor.
  • Diversão e Desafio: E o mais importante, participar de uma batalha de robôs é, acima de tudo, divertido! É um desafio emocionante que envolve estratégia, habilidade técnica e nervos de aço durante o combate.

Como participar de uma batalha?

Agora que te apresentamos sobre esse incrível mundo de batalha de robôs, fica a pergunta: Como posso participar de competições de robótica? Para isso a MakerHero com apoio da equipe ROBOTA, podem ajudar. Primeiro de tudo é ficar ligado nas redes, várias equipes de robótica realizam pequenos campeonatos por todo o Brasil! Mas aqui em nosso blog separamos um artigo (link) mostrando as principais competições para se acompanhar!


Escrito por: Carlos Henrique Zanon, graduando em Engenharia Eletrônica e Diretor de Projetos da equipe ROBOTA 2023.1

Revisado por: Vitor Kretzschmar, graduando em Engenharia de Controle e Automação e Capitão da equipe ROBOTA

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe