Bluetooth na Raspberry Pi Pico W | Nova funcionalidade! Deixe um comentário

Há um ano atrás a Raspberry lançou a Raspberry Pi Pico W, uma placa de desenvolvimento que é uma opção de comunicação sem fio de baixo custo, construída com o microcontrolador RP2040. Com mais de meio milhão de unidades.

As aplicações do Raspberry Pi Pico W envolvem desde pequenas automações industriais, até projetos sem fio industriais. 

Mas, uma funcionalidade que estava faltando era o suporte para comunicação Bluetooth. Recentemente a Raspberry lançou uma atualização que torna o Bluetooth operante. E o mais importante é que não será necessário adquirir uma placa nova, basta apenas atualizar o seu projeto com as últimas bibliotecas.

Agora você pode usar bluetooth na Raspberry Pi Pico W
Agora você pode usar bluetooth na Raspberry Pi Pico W

Isso pois a funcionalidade sem fio do Pi Pico W é por meio do dispositivo Infineon CYW43439, que possui em sua arquitetura comunicação rádio de 2,4 GHz que fornece Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 5.2, compatível com as funções Bluetooth Classic e Bluetooth Low Energy (BLE). No lançamento do Pi Pico W apenas estava habilitada a função Wi-Fi.

Agora com a versão 1.5.1 do C SDK e MicroPython, é possivel utilizar bluetooth na Raspberry Pi Pico W. E o melhor de tudo, tudo isso já está disponível no GitHub

OBS: Até o momento, a atualização é para a utilização do Pi Pico W no Virtual Studio Code e/ou Linux. Para quem busca utilizar a interface Arduine IDE, deve-se aguardar os autores atualizarem as bibliotecas dos programas baseados no RP2040 (que é utilizada em diversos projetos no nosso site, blog, cursos e etc).

Com Bluetooth na Raspberry Pi Pico W, você pode expandir o seu projeto para, por exemplo, comunicar o Pi Pico W com o seu celular, para monitorar temperatura, umidade, pressão ou qualquer outra unidade de medida, através de aplicativos próprios. Além de interações de acionamento, como acionar LED, relés e etc.

Em breve lançaremos no blog um projeto utilizando a comunicação bluetooth na Raspberry Pi Pico W, aguarde!


Esse post é uma adaptação da notícia New functionality: Bluetooth for Pico W. Escrito por Eben Upton, publicada em 14/06/2023 no site da Raspberry Pi. Acesse a versão original em inglês clicando nesse link.

Para mais posts sobre Raspberry Pi, você pode conferir nossa categoria no blog 😉

Anunciada a Raspberry Pi 5

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe