Conheça a Arduino GIGA R1 WiFi | Uma placa de desenvolvimento poderosa Deixe um comentário

Depois de lançamentos de placas potentes como a Portenta H7 Lite, a fabricante Arduino lançou uma nova placa voltada para projetos de Internet das Coisas (IoT) e aprendizado de máquina – Conheça a Arduino GIGA R1 WiFi. Superficialmente, a GIGA R1 se parece muito com as placas Arduino Mega e Due. Em seu coração, porém, bate algo muito diferente: um sistema em chip assimétrico STM32H747XI dual-core que combina um núcleo ARM Cortex M7 de alto desempenho rodando em até 480 MHz e um núcleo Cortex M4 rodando em até 240 MHz, mais 1 MB de RAM e 2 MB de armazenamento flash. Além disso, um chip Murata 1DX também fornece conectividade WiFi e Bluetooth, enquanto um conector USB tipo A pode ser usado para hospedar dispositivos USB externos.

Arduino GIGA R1 WiFi
Arduino GIGA R1 WiFi

Em outras partes da placa estão generosos 76 pinos de entrada/saída digital, com 12 pinos de modulação por largura de pulso (PWM), 12 pinos de entrada analógica e 2 pinos de saída analógica. Existem quatro barramentos UART, três I2C e dois SPI, além de suporte a barramento CAN com a adição de um transceptor externo. A Arduino GIGA R1 WiFi também inclui dois novos pinos, não vistos em suas antecessoras Mega e Due: um pino VRTC para manter o relógio em tempo real quando a energia principal é removida e um pino OFF que desliga a placa.

Conheça a Arduino GIGA R1 WiFi

A GIGA R1 WiFi é a nova placa de desenvolvimento que está se juntando à família Arduino. Segundo a fabricante, esta é a mais poderosa placa projetada para desenvolvedores, engenheiros e makers. A GIGA WiFi promete abrir portas para infinitas possibilidades em robótica, IoT, música, visão computacional, fabricação digital e qualquer tipo de projeto envolvendo interface de máquina e processamento em tempo real.

Vamos dar uma olhada nas principais novidades desta poderosa placa?

YouTube video

  • Microcontrolador STM32H747XI: Este microcontrolador dual-core de 32 bits permite que você tenha dois cérebros conversando entre si, um ARM Cortex M7 rodando a 480 MHz e outro ARM Cortex M4 rodando a 240 MHz. Inclusive, é possível rodar códigos em diferentes linguagens em cada um desse cores: MicroPython em um e linguagem Arduino em outro.
  • Comunicação sem fio: Você prefere WiFi ou Bluetooth? A GIGA R1 WiFi oferece cobertura para as duas formas de comunicação sem fio através do módulo Murata 1DX. E se você está preocupado com a segurança da comunicação, o chip ATECC608A mantém tudo sob controle.
  • Portas de hardware e comunicação: Seguindo o legado da Arduino Mega e do Arduino Due, a GIGA R1 WiFi possui 4 portas UART, 3 portas I2C (uma a mais que suas antecessoras), 2 portas SPI (uma a mais que suas antecessoras) e 1 FDCAN.
  • GPIOs e pinos extras: A Arduino GIGA R1 WiFi mantém o mesmo formato das placas Mega e Due, para que você possa adaptar facilmente seus shields personalizados. Além disso, foram adicionados cabeçalhos extras para acessar pinos extras, totalizando 76 pinos de entrada e saída digital, e o melhor, você pode acessá-los por baixo da placa! Foram adicionados também dois novos pinos: um VRTC para que você possa conectar uma bateria para manter o RTC funcionando enquanto a placa está desligada e um pino OFF para que você possa desligar a placa.
  • Conectores: A GIGA R1 WiFi possui conectores extras integrados que facilitarão a criação do seu projeto sem nenhum hardware extra. A placa possui:
    • Conector USB-C para alimentar e programar a placa, bem como simular um dispositivo HID, como mouse ou teclado;
    • Conector USB-A adequado para conectar dispositivos USB (dispositivos de armazenamento em massa, teclado ou mouse);
    • Conector de entrada e saída de áudio, conectado aos pinos DAC0, DAC1 e A7;
    • Conector para display, conectado aos pinos D1N, D0N, D1P, D0P, CKN, CKP + D68-D75;
    • Conector para câmera ArduCam, conectado aos pinos I2C + D54-D67.
  • Suporte para entrada de tensão mais alta: Em comparação com suas antecessoras que suportam até 12 V, a GIGA R1 WiFi pode lidar com uma faixa de 6 a 24 V.

Especificações Técnicas

Como você já pode ver, a GIGA R1 WiFi é uma placa impressionante e repleta de recursos com uma grande quantidade de GPIOs e conectores dedicados. Veja todos os detalhes técnicos da placa:

Nome Arduino GIGA R1 WiFi
Microcontrolador STM32H747XI dual-core ARM Cortex M7 32-bit @ 480 MHZ ARM Cortex M4 32-bit @ 240 MHz
Memória RAM 1 MB
Memória Flash 2 MB
Módulo de Transmissão Sem Fio Murata 1DX WiFi 802.11b/g/n (2,4 GHz) Bluetooth 5.1
Elemento de Segurança ATECC608A-MAHDA-T
USB USB-C (Porta de Programação / HID) USB-A (Host USB)
Pinos de Entrada e Saída Digitais 76
Pinos de Entrada Analógica 12
Pinos de Saída Analógica 2
Pinos PWM 12
Interface UART 4
Interface I2C 3
Interface SPI 2
Interface CAN 1 (Requer Transceptor Externo)
Conector para Câmera I2C + D54-D67
Conector para Display D1N, D0N, D1P, D0P, CKN, CKP + D68-D75
Conector de Áudio DAC0, DAC1, A7
Tensão de Operação (Nível Lógico) 3,3 V
Tensão de Entrada (VIN) 6-24 V
Corrente CC (pinos E/S) 8 mA
Dimensões 53 mm x 101 mm

Pinout da GIGA R1 WiFi

Na imagem abaixo você pode ver o mapeamento dos pinos dos headers principais da placa, que são os mesmos da placa Mega e Due.

Pinout GIGA R1 WiFi
Pinout GIGA R1 WiFi

Já na imagem abaixo é possível conferir o mapeamento dos pinos dos headers secundários da placa, além dos localização dos conectores:

Headers secundários GIGA R1 WiFi
Headers secundários GIGA R1 WiFi

E por último, temos a visão inferior da placa: os headers secundários J5 e J6 podem ser acessados também pela parte de baixo da GIGA.

Parte inferior da Arduino GIGA R1 WiFi
Parte inferior da Arduino GIGA R1 WiFi

Documentação 

Confira abaixo alguns links úteis para utilização da placa Arduino GIGA R1 WiFi em seus projetos:

Primeiros Passos com a GIGA R1 WiFi

Para utilizar a placa Arduino GIGA R1 WiFi , você precisará instalar o pacote da placa GIGA, que faz parte do ArduinoCore-mbed. Para instalá-lo, você precisa ter uma versão da Arduino IDE instalada em seu computador. No passo-a-passo abaixo usaremos a versão mais recente da IDE (2.0.x).

Depois de instalá-la, abra a IDE Arduino no seu computador.

Tela Inicial Arduino IDE
Tela Inicial Arduino IDE

Para instalar o pacote da placa GIGA, abra o “Board Manager” no menu à esquerda. Procure por “GIGA” e instale a versão mais recente (ou a versão que você deseja usar).

Adicionando o Arduino GIGA na IDE
Instalando o pacote do Arduino GIGA na IDE

Depois, vá em Tools > Board > Arduino Mbed OS Giga Boards e selecione a placa Arduino Giga R1.

Seleção de placa na Arduino IDE
Seleção de placa na Arduino IDE

Por fim, conecte a placa ao seu computador usando um cabo USB do tipo C. Vá Tools > Port e selecione a porta na qual a placa está conectada.

Seleção de Porta Arduino IDE
Seleção de Porta na Arduino IDE

Pronto! Agora já é possível programar a placa. Existem vários exemplos disponíveis para a GIGA R1, que podem ser acessados diretamente na IDE, através de File > Examples. Esses exemplos podem ser usados diretamente, sem necessidade de instalar bibliotecas externas.

Programa de exemplo na Arduino IDE
Programa de exemplo na Arduino IDE

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa novidade? Deixe um comentário abaixo contando o que achou. Para mais sobre os lançamentos do universo maker, acompanhe as novidades no nosso blog. E não esqueça de nos seguir no Instagram para não perder nenhuma novidade.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe