Conheça a WeMos D1 R1 Wifi ESP8266 Deixe um comentário

A Wemos D1 R1  é uma placa indicada para utilização em projetos de IoT (Internet das Coisas) e possui as mesmas dimensões do Arduino Uno R3.

A Wemos D1 Mini  possui 11 pinos digitais de entrada e saída, 1 pino analógico de entrada, e suporta interrupções, PWM, I2C e one-wire. A comunicação com o computador e a alimentação da placa é realizada via cabo micro-USB.

Um dos diferenciais da Wemos D1 R1 é a possibilidade de carregar a programação da placa via OTA (Over The Air), ou seja, através do Wi-Fi você pode enviar os códigos para a placa.

Além disso, a placa possui 4 MB de memória flash, processador que pode operar em 80 MHz e 160 MHz, possui também um potente controlador ESP8266EX e através do pino “jack”, assim como encontrado no arduino UNO, pode ser alimentada com tensão na faixa de 9 a 24 VDC.

 

Características gerais da Wemos D1 Mini Pro

A placa de desenvolvimento Wemos D1 Mini Pro é uma plataforma completa voltada para prototipagem IoT (Internet das Coisas). Esta plataforma é open source tanto em software como em hardware e possui o chip ESP8266EX como controlador.

Possui porta micro USB para alimentação e programação, 11 portas digitais que operam em nível lógico de 3,3 V (não tolerante a 5 V) e um pino analógico. Vale ressaltar também, que a Wemos D1 foi construída contendo um divisor de tensão interno para garantir que a leitura no pino ADC (conversor analógico digital) seja entre 0 e 1V.

Abaixo estão listadas todas as características da placa:

– Controlador ESP8266EX

– Processador pode operar em 80MHz / 160MHz

– 4 MB de memória flash

– 64 KB para instruções

– 96 KB para dados

– Possui 11 pinos digitais

– Possui 1 pino analógico com resolução de 10 bits

– Opera em modo AP, Station ou AP + Station

– Pode ser alimentada com 5 VDC através do conector micro USB

– Somente através do pino jack pode ser alimentada com tensão na faixa de 9 a 24VDC

– Pinos digitais, exceto o D0 possuem interrupção, PWM, I2C e one wire

– Pinos operam em nível lógico de 3,3V

– Pinos não tolerantes a 5V

– Programável via USB ou WiFi (OTA)

– Compatível com a IDE do Arduino

– Compatível com módulos e sensores utilizados no Arduino

– Compatível com NodeMCU

 

A placa pode ser programada na linguagem LUA, MicroPython ou através da IDE do Arduino, com uma linguagem de programação baseada em C/C++.

 

Pinos da Wemos D1 R1

A placa de desenvolvimento Wemos D1 R1 tem um total de 28 pinos, sendo:

  • 11 pinos digitais de entrada e saída (PWM);
  • 6 pinos para alimentação com 3 pinos de aterramento;
  • 2 pinos seriais;
  • 2 pinos RESET
  • 6 interfaces I2C;
  • 9 interfaces SPI;
  • 1 pino analógico de entrada e saída.
Pinagem da placa Wemos D1 R1.
Pinagem da placa Wemos D1 R1.

Primeiros passos na IDE Arduino

Na IDE, vá em Arquivos > Preferências e cole o link abaixo no campo URLs Adicionais de Gerenciadores de Placas.

 

http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

 

Primeiros passos na IDE Arduino

Depois vá em Ferramentas > Placas > Gerenciador de Placas e busque por esp8266. Clique em instalar e aguarde, pois esse processo pode demorar alguns minutos.

Depois vá em Ferramentas > Placas > Gerenciador de Placas e busque por esp8266. Clique em instalar e aguarde, pois esse processo pode demorar alguns minutos.

Na sequência, vá em Ferramentas > Placas > ESP8266 Boards e selecione “LOLIN(Wemos) D1 R1”. Conecte a Wemos D1 R1 ao seu computador usando um cabo micro USB e depois vá em  Ferramentas > Porta e selecione a porta USB que a placa está conectada.

Para testar a placa, vamos carregar um código que irá piscar o LED interno da placa, que está conectado ao pino D4 (GPIO 2). Copie e cole o código abaixo na IDE Arduino e depois clique em Carregar.

void setup() {
  pinMode(2, OUTPUT); // Inicializa o pino D4 (GPIO 2)  como uma saída
}

void loop() {
  digitalWrite(2, HIGH); // Coloca o pino D4 (GPIO 2) em nível alto
  delay(1000); // Aguarda 1 segundo
  digitalWrite(2, LOW); // Coloca o pino D4 (GPIO 2) em nível baixo
  delay(1000); // Aguarda 1 segundo
}

Você verá que o LED da placa irá acender e apagar a cada 1 segundo.

Aplicações da Wemos D1 R1

Como a Wemos D1 R1 já possui WiFi nativo ela consiste em uma placa ideal para projetos de robótica, IoT e de automação residencial. Tal placa já esteve presente em um de nossos projetos mais interessantes da caixa surpresa HeroBox!

Em novembro de 2022, antes do início da copa do mundo do Qatar, lançamos a HeroBox 24, produto o qual utilizava a placa Wemos D1 R1 para controle e processamento das informações de todos os jogos da copa do mundo de futebol. Tal informação era enviada para um display LCD que disponibilizava os resultados e horários dos jogos para nossos assinantes, através de uma API específica. O código do projeto apresentava mais de 5 mil linhas de programação, o que não foi um problema para a placa Wemos D1 R1, pois tal placa realiza um rápido processamento de informações, devido à alta capacidade de seu processador.

HeroBox 24 - MakerHero

E então, gostou de conhecer o potencial da Wemos D1 R1? Deixe um comentário abaixo dizendo o que achou e em qual aplicação você usaria esta plaquinha. Para mais conteúdos como este, acesse nosso blog. Para não perder nenhuma novidade, siga a gente no Instagram!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe