Conheça o QTrobot, um fascinante robô que ajuda crianças com autismo Deixe um comentário

O autismo é considerado um transtorno de neurodesenvolvimento que prejudica a comunicação e interação social de indivíduos. Geralmente é diagnosticado na infância e, segundo uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, existem 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo. Somente no Brasil, este número chega a 2 milhões de pessoas. Mas, para ajudar os pais de crianças com autismo, já existe uma novidade tecnológica que promete ser uma grande aliada, o QTrobot.

Este simpático robô vem para auxiliar no processo de interação social de crianças com autismo, o que é um dos principais desafios que afetam o seu cotidiano. O QTrobot foi desenvolvido por pesquisadores da LuxAI, uma área voltada para estudo sobre inovação em Inteligência Artificial dentro da Universidade de Luxemburgo.

Como funciona o QTrobot

A face do QTrobot é em LCD e ela simula expressões faciais e projeta emoções. Durante as sessões de terapia, o robô ajuda a estimular a comunicação da criança, que passa a interagir mais com o terapeuta e fazer perguntas sobre seu funcionamento. Além disso, o formato do robô é mais parecido com a de um ser humano, o que gera mais empatia na criança e também diminui a ansiedade e alguns comportamentos estereotipados. Isso também facilita a interação fora do contexto da terapia, pois a criança se sente mais à vontade.

Infelizmente, o QTrobot ainda não está a venda, mas apenas em fase de implantação em consultórios terapêuticos. Porém, isto pode mudar em breve, já que uma versão doméstica deve ser disponibilizada. Os interessados podem se inscrever no site da LuxAI para ser notificado quando isto for possível.

E aí, gostou do QTrobot? 😉 Este é um belo exemplo de como a tecnologia e, em especial, os robôs podem ser usados em benefício dos humanos.

Fonte: Tecmundo

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe