Impressora 3D na odontologia principais usos e aplicações

Impressora 3D na odontologia: principais usos e aplicações Deixe um comentário

A impressão 3D tem se destacado como uma poderosa ferramenta capaz de proporcionar desde o aumento da qualidade de vida até maior velocidade na cura de diversos tratamentos. Hoje, nós vamos conhecer um pouco mais a fundo seu uso prático da impressora 3D na odontologia e como pacientes já se beneficiam desta incrível ferramenta, muitas vezes sem nem mesmo saber da sua existência.

Impressora 3D na odontologia: principais usos e aplicações

Impressão 3D: o que é isso afinal?

Impressora 3D na odontologia: principais usos e aplicações

Impressão 3D se resume a um conjunto de tecnologias diversas voltadas à fabricação digital de objetos de forma rápida e com qualidade, ou seja, tornar palpáveis modelos 3D, sejam estes modelados por profissionais, sejam modelos derivados de escaneamentos – o que é particularmente bastante comum na medicina como um todo. Na odontologia, temos a presença massiva desta incrível ferramenta nas aplicações que veremos a seguir.

Criação de próteses

Impressora 3D na odontologia: principais usos e aplicações

A criação de próteses impressas já é uma realidade bastante comum que proporciona, não apenas um ganho de tempo considerável frente às metodologias mais antigas, mas também um salto de qualidade com custos surpreendentemente mais baixos.

Restaurações

Impressora 3D na odontologia: principais usos e aplicações

Tal procedimento costuma ser aplicado a dentes que sofreram grandes danos em sua estrutura, derivados por um trauma ou por enfermidades comuns. Aqui, a impressão 3D se manifesta através da impressão de réplicas perfeitas do segmento afetado a partir de reconstruções executadas sob a área danificada pós escaneamento, permitindo um trabalho de excelente qualidade com execução rápida.

Cirurgias buco-maxilo-faciais

Impressora 3D na odontologia: principais usos e aplicações

Talvez uma das áreas onde a impressão 3D mostre seu maior potencial seja esta. Tais procedimentos exigem um planejamento com máxima atenção do cirurgião e sua equipe. Ter a chance de estudar um modelo fiel ao presente no paciente permite que o corpo médico crie estratégias de ação decidindo assim o melhor caminho para o tratamento e evolução do paciente.

Cirurgias de correção

Impressora 3D na odontologia: principais usos e aplicações

Assim como nos procedimentos buco-maxilo-faciais, a impressão 3D auxilia o corpo médico, pois existe a possibilidade de serem confeccionadas próteses. Além disso, são ferramentas que podem vir a auxiliar os profissionais durante o procedimento em outros tipos de operações de natureza similar.

Confecção de moldes para dispositivos de alinhamento

Impressora 3D na odontologia: principais usos e aplicações

Os hoje tão populares dispositivos de alinhamento, ou simplesmente “aparelhos dentários invisíveis”, tem como função corrigir o posicionamento dos dentes, bem próximo a um aparelho de correção de ferro convencional. Porém, com grandes vantagens, como: ser altamente discreto, muito mais cômodo de se colocar, retirar e limpar – além de não trazer riscos de potenciais ferimentos por imperícia no seu uso. Hoje, estes aparelhos são uma realidade graças à grande disponibilidade e escalabilidade que impressoras 3D entregam, possibilitando que vários moldes fiquem prontos em tempo recorde, permitindo, assim, atender a um grande número de pacientes de forma personalizada e com um preço mais acessível.

Criação de implantes

Impressora 3D na odontologia: principais usos e aplicações

Quando um paciente procura por um implante, o principal ponto que se almeja é um dente o mais próximo possível das características que possuía antes de precisar do implante. Com a impressão 3D, podemos justamente oferecer um produto de extrema qualidade, controlando inclusive a aparência final antes de ser implementado no paciente.

As principais vantagens que a impressão 3D oferece à odontologia

Impressora 3D na odontologia: principais usos e aplicações

Velocidade de produção

A impressão 3D é capaz de proporcionar grande agilidade na confecção de peças personalizadas, proporcionando um tratamento de acordo com as características únicas que cada paciente apresenta, tornando o tratamento muito mais rápido e humanizado, justamente devido ao grau de atenção que o paciente recebe.

Alta disponibilidade

As impressoras de resina e de filamento fundido, em suas respectivas aplicações, oferecem altíssima disponibilidade e confiabilidade, garantindo menor preocupação com custos envolvendo manutenção (desde que as manutenções preventivas sejam respeitadas nos tempos corretos).

Versatilidade

Como está atrelada ao escaneamento e à modelagem 3D, a impressão 3D pode atuar em praticamente todos os tipos de tratamentos, desde treinos cirúrgicos até mesmo na criação de implantes.

Redução de custos

Como já foi mencionado anteriormente, a impressão 3D além de proporcionar maior rotatividade, permite o atendimento de mais pacientes e elimina custos nos processos de produção, permitindo atender com qualidade a preços realmente acessíveis.

Ambiente favorável a criação de novos tratamentos

O ambiente com uma impressora 3D estimula a criatividade, onde, por si só, permite a experimentação, consequentemente gera novos estudos, que podem se tornar tratamentos pioneiros no mercado. Estes novos tratamentos proporcionam aos pacientes uma vida mais confortável e próxima da realidade tanto estética quanto funcionalmente.

Gostaram de conhecer os benefícios que a impressão 3D pode proporcionar à odontologia? Então não deixem de continuar acompanhando esta incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no blog da MakerHero!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe