Infill na Impressão 3D: o que é Deixe um comentário

A maioria dos objetos criados na impressora 3D não são 100% maciços. Já imaginou o quanto de material seria gasto se tudo que for impresso fosse sempre totalmente sólido? Isso acontece porque a impressão de um objeto sólido usaria uma grande quantidade de filamento e levaria muito tempo para ser impresso. Já um objeto oco com apenas uma “casca” externa fina é mais barato e rápido de imprimir, porém para muitas aplicações este tipo de objeto corre o risco de quebrar devido ao uso. E é por isso que existem diversas possibilidades de infill. 

Infill – ou preenchimento – é toda a parte interna da sua impressão 3D. A densidade varia de projeto para projeto e está associada diretamente à resistência, peso e duração do objeto impresso. O infill é extrudado em uma porcentagem e padrão designados e definido no software de fatiamento. Esta é uma das configurações mais importantes no processo de criação de um projeto na impressora 3D, pois é o que define a quantidade de plástico que irá dentro do objeto impresso. Uma densidade de preenchimento mais alta significa que há mais plástico no interior da sua impressão, fazendo com que o objeto seja mais forte. De um modo geral, quanto maior a porcentagem de preenchimento, mais forte será a impressão, porém mais tempo será necessário para imprimir. Na maioria dos casos, o preenchimento de 10% a 20% é suficiente. O preenchimento de 100% é muito raramente usado.

Porcentagem do Infill na Impressão 3D

Como falamos anteriormente, os padrões de preenchimento da impressão 3D são parte essencial no projeto, especialmente naqueles em que é exigido maior medida de resistência ou robustez. No entanto, quanto mais preenchimento for usado, maior será o custo e o tempo de impressão do objeto. Vale a pena reservar um momento para decidir a porcentagem ideal de preenchimento da impressão 3D.

porcentagem infill

Fonte: 3D Hubs

Definindo qual será a aplicação da peça impressa fica mais fácil especificar qual será a porcentagem ideal de infill. Em um projeto onde o formato da peça é a parte mais importante, a porcentagem do infill pode ser mais baixa, diminuindo consideravelmente o tempo de impressão e a quantidade de filamento usado, enquanto um projeto que será constantemente manuseado e sofrerá estresse ao longo do uso, deve ser impresso com uma porcentagem maior de infill. Como mencionado acima, os 20% de infill que a maioria das impressoras usa como padrão costumam ser aceitáveis para a maioria dos projetos. 

Tipos de Infill

Existem várias formas de preenchimento disponíveis nos software de fatiamento. Por exemplo, os padrões de preenchimento do Cura incluem honeycomb (favo de mel), triângulos, hexágono, entre outros. Qual é a certa para cada projeto depende do tipo de objeto que você planeja criar. 

Impressão 3D infill retangular

 

Retangular – Esse padrão de preenchimento fornece uma quantidade razoável de rigidez em todas as direções do objeto. É também um dos padrões de preenchimento mais fáceis de imprimir.

 

Impressão 3D infill triangular

 

Triangular – apropriado quando força é necessária na direção do casco do objeto. No entanto, leva mais tempo para imprimir.

 

Impressão 3D infill wave

 

Wiggle ou Wave – como o nome indica, um padrão de preenchimento de forma de onda. É bastante útil quando um objeto precisa ser capaz de se torcer ou comprimir. Infill ideal para ser usado com filamento flexível.

Impressão 3D infill honeycomb
Impressão 3D

 

Honeycomb – Um dos padrões de preenchimento mais populares. Oferece maior resistência em todas as direções, mais que um infill retangular, e com pouquíssimo aumento no tempo de impressão. É usualmente considerado o padrão de preenchimento mais forte e mais usado.

Ao pensar em infill, é necessário lembrar da relação entre força, custo e tempo de impressão. Todo aumento na força de um objeto vem com um aumento correspondente no custo e no tempo de impressão. O segredo para um uso bem-sucedido do infill é compreender todo o projeto de modelagem da peça e para que a mesma será usada, assim você saberá qual o preenchimento ideal para a sua criação. 

Para saber mais sobre a impressora 3D Anycubic i3 Mega S, confira nosso vídeo de unboxing e montagem.

Compre a sua agora! Clique aqui

YouTube video

 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe