Lançamento: Raspberry Pi Global Shutter Camera Deixe um comentário

A Fundação Raspberry Pi está iniciando o ano de 2023 com tudo e seu anúncio mais recente vai animar os amantes da marca da framboesa. A mais recente adição à sua linha de produtos é a Raspberry Pi Global Shutter Camera. Essa câmera é uma escolha ideal para aqueles que desejam incorporar recursos de câmera compacta em seus projetos, sem comprometer a qualidade das imagens.

Além de possuir características invejáveis pesando apenas 34 g e utilizando um sensor colorido da SONY com 1.6 megapixels, este produto carrega muitas outras características incríveis que vamos te contar neste post, confira!

Vantagens da Raspberry Pi Global Shutter Camera

Essa câmera especializada em capturar movimentos rápidos sem produzir artefatos típicos de rolling shutter câmeras. Em resumo, os artefatos acontecem porque durante a captura da imagem, o assunto é escaneado de cima para baixo e certas partes dessa imagem são capturadas com atraso, criando distorções na imagem final, principalmente em objetos em movimento.

Portanto, essa câmera é ideal para capturar objetos em movimento e para ser usada em projetos que irão se movimentar, como por exemplo, projetos em que o módulo de câmera será “os olhos do robô”, onde mesmo pequenas quantidades de distorção podem estragar o desempenho do projeto.

Características da da Raspberry Pi Global Shutter Camera

Com um tamanho largo de pixels ( 3.45μm × 3.45μm), a Global Shutter Camera possui alta sensibilidade a luz e pode operar com tempos baixos de exposição, podendo chegar a 30μs dependendo da quantidade de luz durante a captura, tornando esta, uma ótima opção para fotografia de alta velocidade ( high-speed photography).

A Raspberry Pi Global Shutter Camera é equipada com um sensor Sony IMX296 de 1.6MP e possui o mesmo encaixe C/CS que a Raspberry Pi High Quality Camera, portanto, é compatível com a mesma gama de lentes que sua irmã mais velha.

Assim como outros sensores, o IMX296 tem resolução baixa, o que atrapalha um pouco em aplicações em tempo real, porém, são imagens que são mais fáceis de serem processadas do que imagens de altas resoluções. Isso significa que com as lentes corretas, e devido a baixa resolução, a Raspberry Pi Global Shutter Camera possui capacidade de processar nativamente um modelo de machine vision.

Ficha Técnica

Dimensões: 38 × 38 × 19.8mm
Dimensão do adaptador e capa de poeira: 29.5mm
Peso: 34 g (41 g com o adaptador e capa de poeira)
Sensor: Sony IMX296LQR-C
Resolução: 1.58 megapixels (colorido)
Tamanho do sensor: 6.3mm
Tamanho do pixel: 3.45μm × 3.45μm
Formato de saída: RAW10
Distância de foco das lentes: 12.5–22.4mm (ajustável)
Padrão de lentes: CS-Mount e C-Mount
Encaixe de tripé: 1/4″-20
*Filtro de corte infravermelho integrado

A MakerHero é parceira oficial Raspberry Pi! Para conferir nossos produtos da linha, confira nossa loja e fala para nós nos comentário o que você achou dessa lançamento 😉 Até a próxima!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe