Manutenção preventiva em impressoras 3D de resina

Manutenção preventiva em impressoras 3D de resina Deixe um comentário

Impressoras 3D SLA/DLP podem entregar verdadeiras maravilhas com altíssima resolução. Porém, também podem se transformar em uma grande fonte de problemas se a tão necessária manutenção preventiva em impressoras 3D de resina for ignorada. Neste post, é justamente o que nós vamos aprender a fazer, vamos lá?

Manutenção preventiva em impressoras 3D de resina

Prevenir para sempre usufruir

A manutenção preventiva em impressoras 3D de resina implica em alguns procedimentos que qualquer pessoa pode fazer em casa, não apenas para preservar o seu equipamento, mas também a própria saúde durante a operação da impressora. Para facilitar, separei aqui os procedimentos de acordo com o número de horas de utilização do equipamento.

Você vai precisar de:

  • Luvas para limpeza;
  • Álcool isopropílico ou Etanol;
  • Pano macio Liso (Perfex);
  • Máscara de proteção;
  • Pinça de ponta lisa.

Check A

O check “A” foi pensado para ser executado de forma diária a fim de detectar problemas em seus estágios iniciais antes que evoluam para situações mais complicadas.

Verificação visual externa

Procure por resíduos de resina, poeira e outros detritos pela parte interna da impressora 3D. Também é interessante passar pano macio liso para retirar eventuais manchas e marcas de dedo da cuba protetora laranja.

Manutenção preventiva em impressoras 3D de resina

Verificação da integridade do frame/tampa plástica de proteção UV, procure por micro rachaduras e outros problemas que possam afetar o escudo anti luz UV.

Verificação visual do eixo Z e base de impressão.

Verificação da presença de sujeira e detritos no fundo do VAT, procure também por fissuras no filme FEP e no entorno de sua fixação.

Manutenção preventiva em impressoras 3D de resina Check B

Manutenção preventiva em impressoras 3D de resina

O check “B” foi pensado para ser executado a cada 100 horas de operação a fim de detectar problemas em seus estágios iniciais.

Verificação visual externa

Verificação da integridade do frame, onde você deverá analisar se não existem sinais de corrosão nos apoios de fixação da impressora 3D e outras anomalias.

Inspeção visual do eixo Z e base de impressão e presença de sujeira e detritos no VAT.

Verificação do funcionamento da ventoinha e filtro de carvão ativado. Aqui, sempre que detectar mal funcionamento da ventoinha, checar se não existem impedimentos no giro e ou se não é hora de efetuar a troca da mesma.

Manutenção preventiva em impressoras 3D de resina

Verificação visual do LCD

Limpe sempre, delicadamente, com pano liso, caso note qualquer sinal de resina ou outros detritos. Em caso de sinal de resina, verifique imediatamente a integridade do filme FEP, pois há a possibilidade de vazamento e sua substituição se faz necessária.

Verificação e eventual limpeza da controladora

Reaperto de porcas e parafusos.

Lubrificação do fuso e guias lineares caso seja necessário.

Anotar número de horas até a próxima revisão.

Check C

O check “C” foi pensado para ser executado a cada 300 horas de operação, a fim de detectar problemas mais sérios em seus estágios iniciais. Você irá analisar diversos aspectos do equipamento, evitando assim danos graves, caso algo já esteja em curso e não tenha sido detectado nas manutenções anteriores:

  • Inspeção estrutural geral em busca de trincas, rachaduras ou outros problemas na estrutura principal e tampa de proteção UV;
  • Verificação por sinais de desgaste no acoplador do fuso trapezoidal e castanha (se aplicável);
  • Análise do LCD e teste de operação caso alguma área esteja comprometida;
  • Limpeza interna da controladora;
  • Eventual atualização do firmware (caso seja indicado pelo fabricante, pois não aconselho tocar em firmware de equipamentos funcionando normalmente).

Dica de ouro

Sempre que possível, utilize resinas compatíveis com lavagem feita com água, isso evita muitos problemas e ainda torna o processo bem menos tóxico.

Manutenção preventiva em impressoras 3D de resina

Agora, você já é capaz de manter a sua printer de resina sempre pronta para imprimir! Se gostou de aprender a fazer a manutenção preventiva em sua impressora 3D, não deixe de continuar acompanhando esta incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no blog da MakerHero!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe