Melhor impressora para maquetes de engenharia

Melhor impressora 3D para maquetes de engenharia Deixe um comentário

A construção de maquetes para engenharia é, sem dúvida, um dos segmentos onde a Impressão 3D brilha com toda sua força. Mas qual é a melhor máquina para este tipo de trabalho? Quais os melhores materiais? Neste post, vamos responder a essas perguntas e muito mais!

Melhor impressora para maquetes de engenharia

O trabalho começa muito antes de ligar a impressora.

Isso mesmo! Não adianta termos a melhor máquina se o nosso projeto não for modelado respeitando as regras de ouro da impressão 3D.

Regras de ouro? Quais são elas?

A malha não deve ser mais fina do que o diâmetro do bico.

Melhor impressora para maquetes de engenharia

Caso aconteça, existe o pleno risco destas partes não aparecerem no fatiador e, assim, não serem impressas, gerando imperfeições no projeto que, de fato, não poderão ser atribuídas ao equipamento e tão pouco ao material ali utilizado.

Respeite as particularidades do material escolhido para a tarefa.

Melhor impressora para maquetes de engenharia

O material escolhido será um dos fatores determinantes, tanto pelo sucesso, quanto pelo eventual fracasso do projeto a ser impresso. Por exemplo, caso você escolha trabalhar com ABS e, simplesmente, você não tenha um ambiente com temperatura controlada e sem corrente de ar (seja com uma impressora de total enclausuramento em sua estrutura ou mesmo uma máquina aberta em ambiente fechado e sem ar condicionado ou ventilador apontado para a mesma), as chances de obter warping ou as tão temidas rachaduras é enorme. Nesta série de posts, mostro como trabalhar com os materiais mais comuns para impressão 3D de projetos como este, podendo economizar muito tempo e material:

Não tente imprimir tudo de uma vez!

Melhor impressora para maquetes de engenharia

Lembre-se que renderizar é uma coisa, imprimir em 3D é outra completamente diferente! Quando renderizamos um projeto, não estamos sujeitos às leis da física e, consequentemente, podemos pedir virtualmente qualquer coisa ao motor de renderização – o que não é o caso de uma impressora 3D. Por mais moderna e eventualmente cara que seja, você deve separar o seu projeto em segmentos que possam ser impressos juntos sem prejuízos, garantindo a máxima precisão do equipamento.

Melhor impressora para maquetes de engenharia

Melhor impressora para maquetes de engenharia

Quais são os melhores materiais para este tipo de projeto?

O melhor material para a construção deste tipo de projeto é, na verdade, aquele ao qual você se sente mais à vontade ao trabalhar! Lembrando que o PETG é um material altamente viscoso que requer uma impressão mais lenta e mais densa, gerando strings, mesmo que a máquina esteja o mais bem calibrada possível (sem mencionar que não aceita muito bem pinturas).

A melhor máquina para impressão de maquetes de engenharia

Melhor impressora para maquetes de engenharia

A melhor máquina é aquela que se adequa melhor a sua realidade e a do seu projeto, independente do valor que venha a custar. Por exemplo, a peça acima foi executada por uma Ender-3 fabricada pela Creality, que você pode adquirir aqui mesmo no site da MakerHero por um valor bem acessível. Se operada com todos os devidos cuidados, ela irá, com certeza, entregar peças incríveis e, ainda por cima, precisas, sem dever em nada a equipamentos muito mais caros. Porém, dependendo da demanda, existem opções que irão atender muito melhor aos desafios propostos, como, por exemplo, uma máquina que seja Core XY bem construída e que utilize guias lineares pode entregar peças grandes com extrema qualidade – coisa que demandaria muito mais esforço no caso da Ender-3.

Melhor impressora para maquetes de engenharia

Como imprimir peças muito grandes?

Melhor impressora para maquetes de engenharia

Maquetes realmente grandes podem exigir máquinas com área útil considerável, já que partir peças em partes pequenas pode fazer com que o trabalho seja executado no dobro do tempo realmente considerado adequado para a tarefa em si.

Gostou de conhecer as melhores máquinas e materiais para a confecção de maquetes de engenharia? Então, não deixe de continuar acompanhando esta incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no Blog da MakerHero!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe