Construa um modulador PWM com o CI 555 14

A modulação por largura de pulso (PWM – Pulse With Modulation) é uma técnica eficiente para transferência de potência e controle de velocidade. Diversos microcontroladores, tal qual o Arduino, possuem periféricos dedicados para produzir PWM. No entanto, não é necessário um Arduino ou outro microcontrolador para se produzir um modulador PWM simples. Para isso, também podemos utilizar um circuito integrado (CI) chamado 555, um dos osciladores mais conhecidos e um dos componentes eletrônicos mais populares, sendo capaz de produzir um sinal PWM ajustável. Neste post, veremos como construir um modulador PWM utilizando um CI 555.

O que é PWM?

A modulação por largura de pulso (PWM – em inglês, Pulse-Width Modulation), é uma técnica utilizada para transferência de potência e transmissão de dados baseada na variação do tempo em alto em relação ao período total de um onda quadrada (duty cycle). Ao variar o duty cycle de uma onda quadrada com frequência fixa, varia-se o valor médio de tensão deste sinal. Por exemplo, uma onda quadrada de 1 Hz, variando entre 10 V e 0 V com duty cycle de 50% (0,5 segundos em 10 V e 0,5 segundos em 0 V), possui uma tensão média de 5 V (50% de 10V).

A imagem abaixo representa um sinal PWM (imagem inferior) com duty cycle variando segundo uma função senoidal (imagem superior). O efeito médio de ambos os sinais é o mesmo, se o PWM tiver uma frequência alta o bastante, não veríamos diferença entre um LED acionado pelo sinal senoidal e outro acionado pelo sinal PWM.

Sinal PWM (Imagem 01)

A modulação PWM é utilizada em fontes chaveadas, pois permite fornecer o máximo de potência para a carga. Caso utilizássemos um regulador de tensão (como o 7805, por exemplo), uma parte da potência seria gasta pelo componente.

Praticamente todos os microcontroladores possuem um sistema para geração de PWM, incluindo o Arduino, capaz de produzir e ajustar o sinal através da função analogWrite. Dê uma olhada no post Ajustando o brilho de um LED por PWM com Arduino.

Circuito integrado 555

Desenvolvido em 1970 e comercializado pela primeira vez em 1971, o circuito integrado (CI) 555 é um dos mais populares e versáteis CIs já desenvolvidos. Qualquer profissional, estudante ou hobbista em eletrônica já deve ter ouvido falar ou o utilizado alguma vez.

Circuito integrado 555 (Imagem 02)

O CI 555 é um oscilador/temporizador com três modos básicos de operação:

  • Modo monoestável: neste modo, após receber um disparo (um pulso de sinal) o CI mantém sua saída em alto por um determinado tempo e depois volta para baixo até que receba um novo disparo;
  • Modo astável: neste modo o CI alterna sua saída entre alto e baixo em uma determinada frequência;
  • Modo biestável: Atua como um flip-flop, ao receber um sinal de disparo sua saída vai para alto até receber um sinal de reset.

Entretanto, o dispositivo não se limita a estes três modos. Como dito anteriormente, é um dos CIs mais versáteis já desenvolvidos. É possível realizar pequenas modificações nos modos de operação para obter novos comportamentos. Neste post vamos utilizar o 555 para produzir um PWM através de uma modificação no modo astável.

O modo astável

Para entendermos como o modulador funciona, vamos dar uma olhada no modo astável do 555. O circuito eletrônico desse modo está representado na imagem abaixo.

Modo astável (Imagem 03)

Neste modo, o componente produz uma onda quadrada com frequência definida pelos resistores e pelo capacitor ligados ao 555. Tanto o modo astável quando o monoestável se baseiam em um circuito RC (resistor e capacitor), utilizado para a temporização.

Um capacitor funciona de forma semelhante a uma bateria, podendo armazenar e liberar um carga elétrica. No entanto, o capacitor tem a capacidade de se carregar e descarregar quase que instantaneamente, fornecendo toda a energia armazenada de uma só vez, enquanto baterias tem uma limitação na corrente máxima fornecida. Ao associar um capacitor e um resistor em um circuito RC série, podemos determinar com precisão o tempo que leva para um capacitor atingir um certo valor de tensão. Essa propriedade é utilizada como temporizador pelo 555.

A imagem abaixo ilustra o modo astável em dois estados distintos: carga e descarga.

Carga e descarga no modo astável (Imagem 04)

Quando a tensão no capacitor é inferior à 1/3 da tensão de alimentação, o componente entra no estado de carga. Neste estado, a saída do componente é alta, o pino 7 fica em aberto e o capacitor C é carregado através dos resistores R1 e R2.

Quando a tensão no capacitor é superior à 2/3 da tensão de alimentação, o componente entra no estado de descarga. Neste estado, a saída do componente é baixa, o capacitor C é descarregado, através do resistor R2 pelo pino 7, que é conectado ao terra.

O pino 5 do 555 nos dá acesso à tensão de referência (2/3 de Vcc) utilizada pelo CI para detectar quando entrar no estado de descarga. É possível deixar esse pino desconectado, porém é recomendado utilizar um pequeno capacitor, geralmente de 100 nF, para ajudar a estabilizar o oscilador.

Como o tempo de carga e descarga de um circuito RC é dado pelos valores dos resistores e do capacitor, podemos determinar o tempo em alto e o tempo em baixo da saída ao escolher valores apropriados para R1, R2 e para o capacitor C. No entanto, como a carga é feita pelos dois resistores e a descarga somente pelo segundo, o resultado é que o tempo de carga e consequentemente o tempo em alto sempre será maior que o tempo de descarga, ou seja, o duty cycle sempre será maior que 50%.

O modo PWM

O primeiro passo para projetarmos o modulador PWM com o CI 555 é desacoplar o resistor de carga e o de descarga, caso contrário ficamos limitados à valores de duty cycle superior à 50%. Isso pode ser alcançado ao anular o efeito do resistor R2 durante o estado de carga. Observe o sentido da corrente nos dois estados: ela flui em sentidos diferentes durante a carga (de cima para baixo) e a descarga (de baixo para cima), com isso podemos utilizar um diodo para separar a carga da descarga.

O diodo, de maneira simplificada, funciona como um curto quando polarizado diretamente (corrente flui do anodo para o catodo) e como uma chave aberta quando polarizado reversamente. Durante a carga o diodo D1, em paralelo com R2, se comportará como um curto, portanto a corrente fluirá pelo diodo e não pelo resistor. No entanto, durante a descarga, o diodo Dse comporta como uma chave em aberto, portanto a corrente fluirá normalmente pelo resistor R2. Com essa pequena alteração podemos obter valores de duty cycle inferiores à 50% além de termos um controle melhor sobre o tempo em alto e tempo em baixo.

Na prática, no entanto, o diodo polarizado diretamente não se comporta exatamente como um curto, ele possui uma pequena resistência, porém é muito pequena e pode ser desprezada, e provoca uma queda de tensão de 0.7 V (para diodos de silício, os mais comuns) ou 0.3 V (para diodos de germânio). Essa queda provoca uma pequena alteração na carga do capacitor e complica um pouco o cálculo do tempo de carga e consequentemente da frequência produzida. Para contornar esse efeito, adiciona-se um segundo diodo D2 em série com R2, com isso provocamos a mesma alteração na descarga do capacitor e compensamos o efeito.

Modulador PWM com CI 555 (Imagem 05)

Com a adição dos diodos, o tempo de carga (Th), de descarga (Tl) e a frequência (f) produzida pelo circuito, podem ser calculados pelas seguintes fórmulas

  • Th = 0.639 * R1 * C
  • Tl  = 0.639 * R2 * C
  • T = 0.639 * (R1 + R2) * C
  • f = 1/T

Em um PWM em geral, mantemos a frequência fixa e variamos somente o duty cycle, para isso é necessário variar o tempo em alto e produzir uma variação igual e inversa no tempo em baixo. No caso do nosso circuito, os tempos em alto e baixo são proporcionais aos respectivos resistores de carga e descarga (considerando que o capacitor é fixo). Ou seja, ao aumentarmos o resistor de carga, para aumentar o tempo em alto, precisamos simultaneamente diminuir o resistor de descarga, na mesma quantidade, para diminuir o tempo em baixo. Desta forma conseguimos variar o duty cycle sem alterar a frequência.

Um simples potenciômetro pode ser utilizado para obter esse efeito. Do ponto de vista do pino do meio, o potenciômetro Rv pode ser considerado como dois resistores variáveis. Ao girar o potenciômetro para a esquerda, aumentamos o resistor a direita, ao mesmo passo que diminuímos o resistor da esquerda. No sentido contrário, o efeito é inverso.

Considerando as duas modificações mencionadas, o circuito final do modulador está representado na imagem abaixo.

Modulador PWM com CI 555 (Imagem 06)

Considerando as modificações, as equações que regem o comportamento do 555, no modo modulador PWM, são:

  • Thmin = 0.639 * R1 * C
  • Tlmin  = 0.639 * R2 * C
  • T = 0.639 * (R1 + R2 + Rv) * C
  • f = 1/T

Onde Thmin refere-se ao mínimo valor de tempo em alto, Tlmin ao mínimo valor de tempo em baixo e T ao período total do PWM (inverso da frequência f).

Modulador PWM com o CI 555

Os valores de R1, R2, Rv e C são escolhidos de acordo com a necessidade do projeto, diferentes aplicações podem exigir diferentes valores mínimos e máximos de duty cycle e de frequência. Acionamento de LEDs, por exemplo, geralmente utiliza centenas de hertz. Motores, no entanto, algumas dezenas de kilohertz.

Neste caso, vamos utilizar valores comerciais de resistores e capacitores (que podem ser facilmente encontrados) e montar um modulador com frequência de pelo menos 10 kHz. Utilizando um capacitor de 10 nF, resistores de 1 kΩ e um potenciômetro de 10 kΩ, conseguimos uma frequência de aproximadamente 12 kHz e uma variação de duty cycle de 83% (de 8% a 91%).

Veja os dados do projeto abaixo:

Materiais Necessários

Circuito

Projeto do modulador PWM com CI 555 (Imagem 07)

Testes

Os testes deste circuito foram feitos utilizando um osciloscópio para observar o comportamento temporal do sinal produzido. Se estiver interessado, a loja MakerHero contém algumas opções de osciloscópios portáteis, uma solução muito boa para estudantes e hobbistas.

Teste no modulador PWM com CI 555 (Imagem 08)

Teste no modulador PWM com CI 555 (Imagem 09)

Ao variar o potenciômetro modificamos o duty cycle da onda quadrada entre, aproximadamente, 8% e 91%. É possível observar que existe uma variação na frequência com a variação do duty cycle, porém a frequência permanece na ordem de quilohertz.

Conclusão

O modulador PWM com o CI 555 é um projeto relativamente simples e de baixo custo, sem necessidade de qualquer software e pode ter seu duty cycle ajustado através de um potenciômetro. Obviamente existem algumas limitações quando comparado a um PWM produzido por microcontroladores e é menos preciso, no entanto consegue atender diversas aplicações mais simples nas quais a adição de um microcontrolador é desnecessária e apenas aumentaria os custos. Em um próximo post trarei alguns exemplos de aplicações para este modulador.

Gostou do post Construa um modulador PWM com um CI 555? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

14 Comentários

  1. Boa tarde, Matheus. Ótimo conteúdo, curti bastante. Na minha simulação só consegui produzir duty cicle de 94% a 37% (alimentei com 5V e saiu cerca de 1.7V no mínimo), poderia me dizer o que fazer para melhorar?

    1. Tudo bem? Tenta rever os valores dos resistores R1, R2 e do resistor variável Rv. Neste circuito os valores do duty cicle são dados pelas equações:

      Dc_min = R1/(Rv + R1 + R2)
      Dc_max = (Rv+R1)/(Rv + R1 + R2)

      Neste circuito você vai ter que fazer um trade-off entre Dc_min, Dc_max e frequência do PWM, como as equações estão acopladas, ao definir um dos valores você acaba afetando um dos outros.

  2. sem dúvidas pra mim o melhor conteúdo sobre o tema em toda internet; parabéns

  3. Muito bom o comentário. Claro simples

  4. Parabéns pela explicação belíssima e pelos excelentes exemplos nos circuitos, você foi perfeito, direto, simples e eficiente…
    Gostaria de ver você publicando um circuito para alimentar motor elétrico alternado de 127/220Vca, através de bateria… Com essas explicações detalhadas, simples, direta, perfeita e eficiente.

    1. Caro Paulo

      Neste caso será necessário um circuito inversor de frequência, que também usa o pwm em sua composição. Se o motor for trifásico, é possível montar um circuito com reversão de giro. Mas já adianto que falamos de um circuito bem elaborado. Meu TCC de Engenharia foi exatamente esse, usei placa dupla face, ci´s importados e diodos de alta potência. Abraço.

  5. Bom dia Matheus Dias, Vi seu trabalho modulador-pwm-com-um-ci-555/ muito bom seu trabalho muito bem explicado, Parabéns.
    Sou técnico mecânico aposentado, tenho 81 anos de idade e não conheço quase nada de eletrônica, estou querendo usar um motor de passo nema 34 – 3,1 A/fase 2,6 V/fase 1.8 deg/step. Peguei esse projeto na net. Para rodar o motor de 0 até 800 RPM, e também mudar o sentido de rotação hrario e antihorário.

    Mas preciso controlar a velocidade do motor com esse circuito 555, de 0 até 800 rpm cotrolar sentido horário e anthorário. Não sei desenhar as trilhas para o 555, posso fazer a placa do CI, para completar o acoplamento na placa de controle desenho abaixo.
    Se puder me ajudar a desenhar as trilhas para o 555 e indicar os fios de ligação entre as duas placas. Ma avise se tiver algum custo.
    Posso mandar depois por e-mal os desenhos das placas

    Atenciosamente, Gobatto.

  6. Saudações Matheus; Primeiramente, obrigado pelo excelente artigo.
    Desculpe pela ignorância (tenho bem pouco conhecimento em eletrônica), portanto, gostaria de um esclarecimento: tenho um motor (brushless) de impressora laser, que é alimentado com 24V (https://www.youtube.com/watch?v=cn8ucKSn5eo) e gostaria de controlar a sua velocidade com esse seu Modulador PWM com CI 555, então, gostaria de saber se é possível e qual a saída PWM do seu circuito devo usar para controlar o motor?

    Vejo também que o seu circuito é alimentado com 5V, portanto, eu usaria um LM7805, tendo em vista a alimentação de 24V do motor, correto?

    Meus agradecimentos antecipados

    1. Olá Daniel! Eu não tenho muito conhecimento sobre motores brushless, mas até onde sei eles funcionam com um sinal trifásico senoidal, sendo o drive do motor responsável por converter o sinal contínuo em três fases senoidais, portanto este modulador PWM não conseguiria acionar este motor.
      Este modulador é indicado apenas para projetos simples e pequenos motores, sem necessidade de controle preciso de velocidade. Se você precisa garantir precisão na velocidade eu recomento que de uma olhada em moduladores PWM com controladores em malha fechada (um controlador PDI por exemplo), que são mais precisos. No caso do motor brushless você vai ter que procurar por um modulador específico para esse motor mesmo.

      Espero ter ajudado! Tenha um ótimo dia!

  7. Muito bom. Parabéns pela publicação!

  8. Posso nesse mesno projeto trocar o potenciometro por um receptor rf?

  9. Matheus. você é fera. Conhecimento e didática. Estou iniciando como Técnico em eletrônica no SENAI, apás séculos trabalhando em áreas correlatas. Estou apanhando muito. Mas é o futuro.

    Parabéns

    1. Luiz

      Boa sorte nos seus estudos!

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  10. Parabéns Matheus Dias.
    Seu artigo foi muito bem escrito.
    Informações claras, úteis e objetivas.
    Continue assim.