Módulo WiFi ESP8285 ESP-M3: Como conectar seus projetos à internet 2

No universo da Internet das Coisas (IoT), o módulo ESP8285 ESP-M3 destaca-se como uma solução versátil e eficiente para desenvolvedores. Este artigo explora em detalhes as características e funcionalidades do ESP8285, assim como a descrição dos primeiros passos para utilização deste módulo.

Entendendo o ESP8285 ESP-M3

O ESP8285, desenvolvido pela Espressif Systems, é um módulo altamente funcional projetado para impulsionar projetos IoT. Derivado do popular ESP8266, o ESP8285 se destaca por sua combinação única de recursos, oferecendo uma solução robusta para conectividade sem fio em dispositivos inteligentes. 

Módulo ESP8285 ESP-M3

Dotado de uma arquitetura Xtensa LX106, esse módulo incorpora uma quantidade reduzida de pinos GPIO em comparação com seu predecessor, mas traz consigo uma vantagem significativa – a presença de memória flash interna.

Especificações Técnicas do ESP8285 ESP-M3

O ESP8285 é um módulo compacto que se destaca por suas especificações técnicas avançadas. Confira abaixo as principais características:

  • Processador Tensilica L106: Equipado com um processador de 32 bits de baixo consumo, o ESP8285 oferece desempenho sólido, operando a 80MHz e suportando 160MHz, com suporte a RTOS (Real-Time Operating System).
  • Protocolo TCP/IP integrado: O módulo possui uma pilha de protocolo TCP/IP integrada, essencial para comunicação pela internet.
  • Interfaces: Inclui interfaces como HSPI, UART, I2C, I2S, controle remoto IR, PWM e GPIO, proporcionando versatilidade para uma variedade de aplicações.
  • Baixo consumo de energia: Com um consumo de corrente de espera de apenas 10uA e menos de 5uA em modo de desligamento, o ESP8285 é otimizado para operações de baixa potência, ideal para dispositivos alimentados por bateria.
  • Rápida ativação e conexão: A capacidade de acordar em menos de 2 ms, estabelecer conexão e processar pacotes rapidamente faz do ESP8285 uma escolha eficiente em termos de energia.
  • 1MB de memória flash SPI integrada: O módulo incorpora 1 megabyte de memória flash SPI, eliminando a necessidade de um chip de memória externa e facilitando o armazenamento de dados e códigos de programa.
  • Suporte Wi-Fi: Com suporte para padrões 802.11 b/g/n/e/i, o ESP8285 oferece várias opções de modos de operação, incluindo Station, SoftAP e SoftAP + STA.
  • Segurança Avançada: Suporta protocolos de segurança robustos como CCMP, TKIP, WAPI, WEP e CRC, oferecendo uma comunicação segura.
  • Aceleração de Hardware: Recursos de aceleração de hardware para descoberta P2P, modos P2P GO/GC e gerenciamento de energia P2P.
  • Faixa de Temperatura de Operação: O ESP8285 suporta uma ampla faixa de temperatura operacional, de -40 ℃ a 125 ℃
  • Tensão de Operação: O ESP8285 opera com um máximo de 3.3V, garantindo a compatibilidade elétrica com dispositivos externos.

Para mais informações técnicas do módulo ESP8285 ESP-M3, consulte o datasheet.

Pinout do ESP8285 ESP-M3

Os pinos GPIO do ESP8285 podem ser configurados para operar como entradas e saídas digitais e podem ser utilizados para comunicação serial, proporcionando versatilidade para diferentes tipos de dispositivos. 

Abaixo você pode conferir as funções de cada um dos pinos do módulo:

Pinout: módulo ESP8285 ESP-M3

O uso do ESP-M3 é semelhante ao do ESP8266. Para entrar no modo de gravação (Flash mode), o pino GPIO0 deve ser configurado como LOW. Para o uso normal, o GPIO0 precisa ser configurado como HIGH.

Primeiros Passos com o ESP8285

Para ilustrar a aplicação prática do ESP8285, iremos construir um circuito simples projetado para acionar intermitentemente um LED.

Materiais Necessários

Para programar o ESP-M3, você irá precisar dos seguintes componentes:

Circuito Eletrônico

Abaixo está o circuito para o modo de gravação (flash mode). Este circuito deve apenas ser utilizado no momento que estamos fazendo o upload do código para o módulo:

Circuito de Gravação: módulo ESP8285 ESP-M3

E o circuito abaixo é o modo de utilização. Ele deve ser utilizado logo após o upload do código para a placa:

Circuito de utilização: Módulo ESP8285 ESP-M3

Código

Antes de fazer o upload do código, precisamos preparar a Arduino IDE. Para isso, vá em Arquivo > Preferências e em URLs do Gerenciador de Placas Adicionais, cole o link abaixo:

http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

Configurações Arduino IDE para ESP8266

Depois, em Gerenciador de Placas, pesquise por esp8266 e clique em INSTALAR.

Configurações Arduino IDE para ESP8266

Depois, vá em Ferramentas > Placa > esp8266 e selecione Generic ESP8285 Module

Configurações Arduino IDE para ESP8265

Agora cole o código abaixo no editor de código da Arduino IDE. O código abaixo fará com que o LED do módulo ESP8265 pisque a cada 2 segundos.

void setup() {
  pinMode(2, OUTPUT);
}

void loop() {
  digitalWrite(2, HIGH);
  delay(1000);
  digitalWrite(2, LOW);
  delay(1000);
}

Por fim, faça o upload do código para o módulo usando o circuito para gravação do código. Quando o upload finalizar, desconecte o GIPO0 do pino GND e você verá o LED da placa piscar. 


Gostou de aprender a utilizar o módulo WiFi ESP8285 ESP-M3? Deixe um comentário abaixo contando se você já utilizou este módulo em algum projeto. E para mais conteúdos como este, nos siga no Instagram

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

  1. Boa tarde, tenho um sistema de estação meteorológica ligada num nodemcu v3, quando uso o celular como roteador, ele conecta e envia os dados para o thingspeak normalmente, mas o esp não conecta na minha rede wifi e nem mesmo no hotspot do notebook, somente do celular, o que poderia ser?

    1. Olá João.

      Essas placas de desenvolvimento mais comuns (como esp8266, esp32 etc) não conseguem conectar em redes 5 GHz.

      Os roteadores e modens mais modernos costumam ser dual channel (alguns inclusive tem duas redes, uma 5 GHz e outra 2.4 GHz).

      Portanto, garanta que a rede que você esteja tentando conectar o esp seja uma de 2.4 GHz.

      Att.
      Vitor Mattos.
      Suporte Técnico MakerHero.