Novidade! Câmera Raspberry Pi 8 Megapixels 4

A fundação Raspberry Pi anunciou recentemente o lançamento de uma nova Câmera Raspberry Pi, agora com 8 Megapixels, que pode gerar imagens com resolução de até 3280 x 2464 e vídeos em 1080p30, 720p60 e 640x480p90.

Câmera Raspberry Pi 8 Megapixel

Essa câmera vai substituir gradativamente a versão anterior de 5 Megapixels, com sensor OV5647, descontinuado pelo fabricante no final de 2014.

A nova câmera foi desenvolvida em parceria com a Sony, e usa o sensor Sony IMX219. Como a sua antecessora, conta também com uma versão IR (infravermelho):

Câmera Raspberry V2 - IR

O que aumenta nas novas câmeras não é só a resolução. Há também ganhos em termos de qualidade de imagem, fidelidade de cores e
performance em ambientes com pouca luz.

Podemos perceber isso nas imagens abaixo, fornecidas pela equipe de desenvolvimento do Raspberry Pi, mostrando o “antes e depois” do trabalho de ajuste fino no algoritmo da unidade de processamento gráfico (GPU) VideoCore IV para trabalhar com a nova câmera:

Automatic White Balance - 1

Automatic White Balance - 2

A câmera funciona com Raspberry Pi 3, Pi 2, B+ e A+, utilizando o conector CSI, próprio para uso desse tipo de dispositivo.

Adquira a sua câmera Raspberry Pi V2 8MP na loja MakerHero, e vejo o nosso post sobre Streaming com Raspberry Pi.

Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

4 Comentários

  1. Quais seriam as vantagens e desvantagens de usar essa câmera e não uma câmera USB? O consumo de corrente é menor ? Obrigado!

  2. posso instalar no raspberry pi 3 ?

  3. TOP! A parceria com a Sony vai melhorar muito a qualidade.