O que é o OctoPrint?
O OctoPrint é uma interface web capaz de controlar e monitorar uma impressora 3D através de uma Raspberry Pi conectada à rede, possibilitando o envio de arquivos para a impressão remotamente, monitoramento do andamento da impressão em tempo real e, caso necessário, também é possível interromper a impressão. E o mais legal é que o OctoPrint é uma plataforma open source e de distribuição gratuita.
O aplicativo OctoPrint tem compatibilidade com qualquer modelo de Raspberry Pi, porém, o próprio site do OctoPrint recomenda não utilizar a Pi Zero, pois podem ser observadas falhas de desempenho. Já o modelo Pi Zero 2 W, que iremos usar neste artigo, pode ser utilizado sem problemas de desempenho, pois conta com um processador de 1GHz quad-core, 64-bit ARM Cortex-A53. Vale ressaltar que o processo para utilização do OctoPrint é o mesmo para todos modelos de Raspberry (Raspberry Pi 3B, 3B+, 4B e Zero 2 W).
Materiais Necessários para gerenciar uma impressora 3D com OctoPrint usando a Pi Zero 2 W:
- Raspberry Pi Zero 2 W
- Câmera Compatível Raspberry Pi 5MP
- Cabo adaptador para câmera Raspberry Pi
- Fonte DC Chaveada 5V 3A Micro USB
- Cartão de memória Micro SD
- Adaptador USB para Micro USB
- Cabo USB de dados adequado para sua impressora
Além dos componentes, é necessário fazer a Instalação dos seguintes programas:
- balenaEtcher: gravação da imagem do OctoPrint no cartão micro SD
- PuTTY: para realizar o acesso remoto a Raspberry Pi
- Notepad++: para editar o arquivo de texto e adicionar as credenciais WiFi
- Aplicativo Fing (Dispoível para Android e iOS): para obter o IP da Raspberry Pi
Como instalar o OctoPrint na Raspberry Pi Zero 2 W
O primeiro passo é acessar o Site Oficial da OctoPrint e procurar pela versão estável (Stable OctoPi) do sistema:
Com o OctoPrint baixado, o próximo passo é gravar o sistema no cartão SD utilizando o balenaEtcher. Para isso, abra o balenaEtcher, selecione a imagem do OctoPrint e faça a instalação no cartão micro SD:
Em seguida, vá até a pasta boot que está no cartão SD e abra o arquivo “octopi-wpa-supplicant.txt” com o Notepad++. Neste arquivo será feita a configuração das credenciais da rede Wi-Fi. Para isto, basta descomentar as linhas 27, 28, 29 e 30, inserir o nome da sua rede Wi-Fi na linha 28 e a senha da na linha 29 e por fim salvar as modificações.
Acessando a Raspberry Pi remotamente
Primeiramente é necessário realizar as conexões de todos os componentes: Insira o cartão SD na Pi Zero 2 W, depois faça a conexão da câmera, cabo micro USB e fonte.
Antes de acessar a Raspberry Pi Zero 2 W via SSH através do Putty, devemos obter o IP do OctoPrint, para isto basta abrir o Fing e procurar pelo dispositivo OctoPrint e checar qual o IP correspondente.
Depois abra o Putty e no campo Host Name insira o IP encontrado. Lembrando que durante todo o processo você deve estar conectado na mesma rede WiFi que a Pi Zero 2 W.
Ao conectar, será necessário fazer o login. Por padrão, o usuário é pi e a senha é raspberry:
Agora devemos ativar a câmera que está conectada na Raspberry Pi. Ainda no terminal do Putty, digite o comando “sudo raspi-config”:
Vá até a opção “Interface Options” e pressione enter:
Selecione a opção “P1 Camera” e pressione enter mais duas vezes:
Então, selecione “Finish” para voltar ao terminal:
Por fim digite o comando “sudo reboot”, para salvar as configurações e reiniciar a Pi Zero 2 W:
Configurações iniciais do OctoPrint
Agora já podemos acessar o OctoPrint usando o navegador. Para isso, digite da barra de endereços o IP da sua Raspberry Pi Zero 2W (obtido anteriormente através do Fing) e então serão abertas as configurações iniciais do OctoPrint:
- Na página Start clique em Next e em Restore Backup clique novamente em Next.
- Em Access Control você precisará criar um usuário e senha para acessar a plataforma na próxima vez.
- Em Online Connectivity Check clique em Enable Connectivity Check para permitir que testes de conexão sejam feitos.
- Em Anonymous Usage Tracking clique em Enable Anonymous Usage Tracking para que a plataforma envie informações anônimas sobre o uso do software para correção de possíveis bugs.
- Em Plugin Blacklist clique em Enable Plugin Blacklist Processing para ativar do bloqueio para plugins de terceiros.
- Em Default Printer Profile, insira as informações da sua impressora. No caso, a que vamos utilizar é uma Ender 3 Pro. para finalizar, clique em Finish.
Como usar o OctoPrint
Para começar a utilizar o OctoPrint, basta conectar a Raspberry Pi Zero 2 W na impressora 3D utilizando o cabo USB.
Para posicionar a câmera na impressora, nós imprimimos um suporte adequado para a Ender 3.
Na página inicial aberta no navegador, clique em Connect e serão mostradas em tela as configurações da impressora.
No campo “State”, é feito o acompanhamento da impressão, o nome do arquivo que está sendo impresso, gerenciar o timelapse e cancelar ou pausar a impressão.
No campo “Files”, é possível visualizar todos os arquivos que estão no cartão SD, fazer download e upload de arquivos, criar pastas e mandar outros arquivos para impressão.
Abas do OctoPrint
- Temperature: nesta aba podemos acompanhar a temperatura do hotend e da mesa através do gráfico e dos campos abaixo do gráfico.
- Control: aqui é possível fazer o acompanhamento em tempo real o que a câmera está gravando, controlar os eixos X,Y e Z da impressora, extrusar material, fazer o retract, ou ainda ligar e desligar os motores ou o fan que resfria a peça.
- GCode Viewer: nesta aba é possível ver a simulação dos movimentos em X, Y e Z que a impressora irá realizar no momento em que estiver imprimindo a peça. É possível também, fazer o acompanhamento da impressão em tempo real.
- Terminal: nesta aba é feito o acompanhamento em tempo real de todos os comandos que estão sendo executados pelos motores da impressora e enviar um comando em tempo real.
- Timelapse: por fim, nesta aba é possível fazer a configuração da câmera conectada à Raspberry para que tire fotos e ao final da impressão monte um timelapse.
E aí, ficou animado para começar a usar o OctoPrint para gerenciar suas impressões? Qualquer dúvida pode usar o campo de comentários aqui embaixo.
Ah, e não esquece de nos seguir no Instagram para ficar sempre atualizado das novidades do universo de impressão 3D!
Também gostaria de ressalvar que comprei um raspberry para a Ender 3 e na ender 3 precisa de um cabo OTG para Micro USB pois a entrada da impressora é Micro USB igual o raspberry, vocês poderiam adicionar este cabo na lista de itens necessários.
Olá Cesar,
Adicionamos à lista, obrigado pela dica.
Abraços!
Vinícius – Equipe MakerHero
Tá! Mas eu comprei o case do Raspberry e veio um cabo minúsculo compatível com a placa.
E a câmera vai vir com um cabo flat incompatível com o Raspberry 2 w.
O que vai unir os dois cabos?
Faltou algo aí?
Olá Cesar,
O link do cabo adaptador tinha saído errado, já corrigimos: https://www.makerhero.com/produto/cabo-adaptador-para-camera-raspberry-pi/
Abraços!
Vinícius – Equipe MakerHero