Pintando Action Figure de ABS Deixe um comentário

Quando falamos de pintura em peças 3D muitas pessoas acham que qualquer tipo de produto vai aderir ou ter compatibilidade na mesma. Muito dessa incompatibilidade de materiais se dá ao fato da composição que a empresa usa em suas tintas, primers e vernizes. E é sobre isso que vamos falar hoje! Como pintar a sua action figure em ABS!

Para exemplificar hoje vamos usar esta peça da FAB365, um Porsche 911 Turbo. O STL dele é pago e caso queira comprá-lo, segue o link abaixo:

https://fab365.net/items/196

Porsche foi fatiado no Ultimaker Cura 4.6.2 com parede de 1.0mm, 25% de densidade e altura de camada 0.1mm.

Vamos começar com os primers e tintas! No abs, tome cuidado com tintas e primers a base de SOLVENTES. Caso seja usado, use em pequenas quantidades e sem exageros pois o solvente deforma a peça.

No caso do abs, se você usar um primer diluído em thinner as camadas vão ficar bem mais unificadas e dar um acabamento mais liso. Caso não deseje esse tipo de acabamento, também temos os primers a base d’água e os em spray. A pintura pode ser feita com pincel ou aerógrafo. Aqui, estamos usando pincéis de cerdas macias. Nos cantos usamos um pincel menor para ter melhor alcance.

Primer em spray.
Primer a base d’água.
Primer que necessita de diluição em Thinner.

Aqui usaremos um primer diluído em thinner que é extremamente denso e por isso, quanto mais diluído estiver, mais facilmente a sua peça irá se deformar. Procure uma proporção semelhante a uma tinta PVA ou acrílica e vá aplicando em camadas finas. Como o thinner é um solvente, ele evapora com facilidade e certa rapidez, então pode aplicar as camadas a cada hora. Ultimamente 1 a 3 camadas já resolvem mas como aqui nossa peça é preta, irá demandar mais demãos. (Caso você queira pintar com uma cor clara. No caso a peça aqui será pintada em um azul bem escuro e por isso, duas demãos resolvem).

O primer ele não serve para apenas neutralizar a base em uma única cor. Ele também serve para fixar melhor a tinta na peça.

Primeira demão de primer.
Segunda demão de primer.

Agora chegamos em um ponto que é a pintura geral, acrescentar detalhes e finalização. Aqui, nós podemos utilizar vários tipos de tintas como a acrílica, PVA, automotiva, entre várias outras que possuímos no mercado. Para quem está começando, é recomendado usar as tintas PVA por causa de seu custo benefício.

Aqui vamos começar com os detalhes como pintura dos vidros, aerofólio, faróis, calotas e limpador de para-brisas.

Pintura dos vidros, aerofólio, faróis, calotas e limpador de para-brisas.

Para o prata ficar em evidência, passamos um fundo preto. A cor do nosso carro será um azul escuro com um leve toque acetinado. Para isso, vamos misturar 3 cores: O preto, azul e prata.

Com todos os detalhes feitos, vamos para a aplicação do verniz que aqui é de acabamento brilhante. Você pode utilizar o verniz em spray ou se preferir o de pote que pode ser aplicado tanto no pincel quanto com o aerógrafo. Para as rodas continuarem funcionando, foi feito uma máscara em volta das mesmas para assim o verniz não aderir e gerar atrito no girar das rodas. A máscara pode ser feita com papel e fita crepe. Recomenda-se a fita azul pois a mesma fica mais aparente.

Ela funciona também para delimitar áreas do desenho que precisam ser pintadas como olhos, mãos e pés. Isso acaba por economizar tempo na pintura e dar um melhor acabamento.

Máscara de fita crepe nos pneus e roda.

Peça secando depois da segunda camada de verniz com máscara nas rodas.

E depois de algumas horinhas de trabalho, cá está o trabalho finalizado!

Porsche pintado – visão frontal.
Porsche pintado – visão traseira.

E são com essas técnicas que vocês conseguem ter resultados primorosos na pintura em ABS!

Os vejo uma próxima vez! =D

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe