Projeto de semáforo no Tinkercad usando programação em blocos Deixe um comentário

Está querendo ingressar no universo de sistemas embarcados e não sabe por onde começar? Quer solucionar questões técnicas com Arduino mas sente dificuldade nos códigos? Então esse artigo é para você. Hoje vamos desenvolver um Projeto de semáforo no Tinkercad usando programação em blocos.

YouTube video

O que é Tinkercad?

O Tinkercad é uma plataforma online desenvolvida pela Autodesk que oferece ferramentas de modelagem 3D, design eletrônico e programação visual. Projetada para iniciantes, educadores e entusiastas de tecnologia, o Tinkercad permite criar modelos 3D, simular circuitos eletrônicos, programar interações e experimentar virtualmente, tudo através de uma interface intuitiva de arrastar e soltar. Com uma abordagem amigável, intuitiva e recursos versáteis, é usado para explorar criativamente o mundo da fabricação digital, eletrônica e design, facilitando a prototipagem rápida e a aprendizagem prática.

O que é programação em blocos? Por que utilizar?

A programação de blocos é uma abordagem visual para criar software, na qual os programadores montam lógica de programação utilizando blocos gráficos interconectados, ao invés de escrever código tradicional. Essa abordagem é frequentemente associada a plataformas de desenvolvimento de baixa codificação (low code) ou de não codificação (no code), que visam simplificar o processo de criação de software, tornando-o mais acessível para pessoas com diferentes níveis de habilidades técnicas.

Acesse o site da plataforma Tinkercad clicando aqui e siga as instruções.

Tela Inicial - Tinkercad
Tela Inicial – Tinkercad

Para cadastrar-se, clique no canto superior direito no item “Inscrever-se”. Caso já tenha uma conta cadastrada, pular os próximos passos.

Tela de cadastro - Tinkercad
Tela de cadastro – Tinkercad

 

Após isso, clique em “Criar uma conta pessoal”.

Tela de login do Tinkercad
Tela de login do Tinkercad

 

Caso possua uma conta Gmail ou Apple, é só acessar conforme sua respectiva conta. Ou pode também entrar com um e-mail. 

Os próximos passos são simples, é um cadastro básico onde você irá inserir informações não-sensíveis e pronto! Conta criada. Se você já possui conta Google ou Apple, essas informações serão disponibilizadas automaticamente, mediante a sua aceitação.

 Uma vez logado, a imagem que você terá na tela será muito próxima dessa:

Tinkercad - "Seus Projetos"
Tinkercad – “Seus Projetos”

Para criar o seu projeto, clique em “+ Criar”.

Projeto novo no Tinkercad
Projeto novo no Tinkercad

Selecione “circuito”.

Com uma nova página criada, vamos inserir os componentes. Para viabilizar uma futura montagem prática, elaborei uma lista de peças simplificada, separando o que é necessário somente no software e o que é adicional para montar na bancada. Confira:

Lista de materiais software:

01 x Arduino UNO;
02 x LED Vermelho;
02 x LED Amarelo;
02 x LED Verde;
06 x Resistor 330Ω 1/4W;
01 x Protoboard;
01 x KIT Jumpers Macho-Macho (diversos). 

Se quiser montar na bancada e usar sem a necessidade da alimentação USB do computador, acrescente esses itens:

01 x Fonte 9V;
01 x Fonte Ajustável para Protoboard.

 Mãos à obra | Hands-on

 Após seguir os passos anteriores, você estará com um projeto novo e em branco.

As próximas etapas são separar os componentes e fazer as ligações elétricas. A complexidade é relativamente baixa. Se considerarmos todos os componentes (exceto ligações), são exatos 14 componentes, sendo 6 LEDs, 6 Resistores, 1 protoboard e 1 Arduino UNO.

Caso seja pouco experiente no assunto, sugiro que reproduza fielmente a imagem abaixo.

Quer aprender mais sobre o Tinkercad e suas aplicações? acesse Tinkercad | Simulador de componentes eletrônicos.

Esquemático do projeto de semáforo no Tinkercad
Esquemático do projeto de semáforo no Tinkercad

Importante: levar o GND para o trilho de alimentação da protoboard.

Observe também o mapa de entradas e saídas, endereçando os pinos do Arduino à respectiva sinalização visual.

Mapa de entradas e saídas do projeto de semáforo no Tinkercad
Mapa de entradas e saídas do projeto de semáforo no Tinkercad

Funcionamento de um semáforo de cruzamento de duas vias

Um semáforo de duas vias é um sistema de controle de tráfego utilizado em cruzamentos ou interseções de estradas para regular o fluxo de veículos. Ele possui três luzes coloridas: vermelha, amarela e verde, para cada direção de tráfego, indicando quando os veículos devem parar, reduzir a velocidade ou avançar. 

Semáforo
Semáforo
Cruzamento de duas vias
Cruzamento de duas vias

Vamos separar o semáforo em fases:

Fases do Semáforo
Fases do Semáforo

Enquanto na via A o semáforo estiver verde, na via B o semáforo deve estar vermelho;

Antes do semáforo da via B ficar verde, a sinalização da via A deve ficar amarelo;

Após o semáforo da via A ficar vermelho, a sinalização da via B pode ficar verde;

Antes que o semáforo da via A volte a ficar verde, o semáforo da via B deve ficar amarelo.

Após essas fases, o ciclo é reiniciado e tudo recomeça.

 

Programação em blocos – Semáforo no Tinkercad

Agora que o hardware está pronto e entendemos sobre o princípio de funcionamento do semáforo em um cruzamento de duas vias, vamos à programação em blocos.

Bloco "no início"
Bloco “no início”

O primeiro bloco no início seria o que na IDE do Arduino chamamos de “SETUP”. Ali você insere informações gerais e condições e códigos que rodarão apenas uma vez no Arduino, inclusive a função pinMode() na qual orientamos o Arduino a tratar aquele pino como entrada ou saída. Aqui na programação em blocos no TinkerCAD, quando utilizarmos um bloco definir pino como dentro do bloco para sempre, de maneira automática a instrução pinMode() já será interpretada, ou seja, é mais fácil do que parece.

Bloco "para sempre"
Bloco “para sempre”

Dentro do bloco para sempre é onde inserimos a nossa rotina que funcionará em loop, aquela que queremos que o Arduino continue a executar ciclicamente.

Assim como o funcionamento está descrito em partes, separei uma tabela indicando o funcionamento dos semáforos em 4 fases, também elaborei essa subdivisão dentro do bloco para sempre utilizando um bloco comentário, deixando o código mais simples e intuitivo.

 Os únicos três blocos utilizados serão: comentário, definir pino como e aguardar.

Fase 1

Fase 1 - Semáforo no Tinkercad
Fase 1 – Semáforo no Tinkercad

Na primeira fase, para assegurar o correto funcionamento do nosso projeto, vamos definir os pinos 5 e 10 como alto e os pinos 6, 7, 8 e 9 como baixo. Dessa maneira, garantimos que somente os pinos 5 (verde do semáforo A) e 10 (vermelho do semáforo B) estarão em nível lógico alto, ou seja, LED aceso, os demais, apagados. Em seguida, vamos colocar o valor 10 no bloco aguardar. Dica: Esse valor é uma característica alterável do projeto. Teste diferentes valores para adequar à sua necessidade.

Fase 2

Fase 2 - Semáforo no Tinkercad
Fase 2 – Semáforo no Tinkercad

Agora na segunda fase, vamos definir os pinos 6 e 10 como nível lógico alto, assim como os pinos 5, 7, 8 e 9 em nível lógico baixo. Dessa maneira, garantimos que somente os pinos 6 (amarelo do semáforo A) e 10 (vermelho do semáforo B) liberem tensão acendendo os LEDs necessários. Os demais ficarão apagados. Em seguida, vamos colocar o valor 3 no bloco aguardar. Vale ressaltar que o intervalo de tempo que o farol fica amarelo é menor em relação ao farol verde. Mas também sugiro que teste diferentes valores.

Fase 3

Fase 3 - Semáforo no Tinkercad
Fase 3 – Semáforo no Tinkercad

Na terceira fase há uma mudança no sentido do fluxo dos carros das vias. O semáforo A precisa fechar (acender o sinal vermelho) e depois o semáforo B acende o verde. É exatamente isso que acontece em nossos blocos, os pinos 7 e 8 devem estar com valor alto, o demais, baixo. Se a via B for uma avenida principal, por exemplo, você pode aumentar o tempo no bloco aguardar de forma a aumentar a vazão de carros nessa via.

Fase 4

Fase 4 - Semáforo no Tinkercad
Fase 4 – Semáforo no Tinkercad

Por fim, a quarta e última fase do semáforo. Nesse ponto acontece da via B estar com o farol amarelo e a via A com o farol vermelho, então os pinos que estarão em nível lógico alto serão os 7 e 9. Os demais pinos, baixo.

Como todas as fases estão dentro do bloco para sempre, quando o Arduino terminar de executar esse conjunto de códigos, as instruções a serem executadas voltam a ser do primeiro bloco, aqueles que estão dentro da fase 1. Assim a programação em blocos no Tinkercad irá ficar ciclicamente em loop infinito. A construção da lógica em blocos ficou da seguinte forma:

 

 

Conclusão

A programação em blocos é uma incrível porta de entrada para quem quer entrar no universo dos sistemas microcontrolados. Com uma curva de aprendizado rápida e sem utilizar uma linha de código, é possível desenvolver soluções completas. Porque na verdade, o que você insere como bloco o Tinkercad converte para código. Contudo, a programação em blocos pode se apresentar insuficiente para soluções mais avançadas e em questões mais profissionais. Os mesmos recursos que ajudam podem se apresentar como limitados.

E então, gostou do Projeto de semáforo no Tinkercad? Deixe um comentário abaixo dizendo o que achou e quais as modificações que implementou. Para mais conteúdos como este, acesse nosso blog.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe