Capa do post blog raspberry pi sense hat: diversos sensores em uma única placa

Raspberry Pi Sense HAT: Diversos sensores em uma única placa Deixe um comentário

O Sense HAT, uma placa de expansão repleta de sensores para o Raspberry Pi, tem se destacado como uma ferramenta versátil e poderosa. Com um display LED de matriz 8×8, acelerômetro, giroscópio, magnetômetro, sensor de pressão do ar, sensor de temperatura e um joystick, esta placa oferece uma variedade de funcionalidades.

placa de expansão repleta de sensores

Inicialmente desenvolvido como parte do desafio Astro Pi, que enviou Raspberry Pis equipados com Sense HATs para a Estação Espacial Internacional, o dispositivo tem se mostrado valioso tanto no espaço quanto na Terra.

Especificações Técnicas do Raspberry Pi Sense HAT

O Sense HAT é uma placa de expansão para o Raspberry Pi, projetada para adicionar uma variedade de sensores e recursos ao popular computador de placa única. Com um design compacto, inclui um display LED, acelerômetro, giroscópio, magnetômetro, sensor de pressão do ar, sensor de temperatura, um joystick e uma matriz LED 8×8.

Uma biblioteca Python com suporte oficial fornece acesso a todos os sensores integrados, à matriz de LED e ao joystick. O Sense HAT é compatível com qualquer placa Raspberry Pi com GPIO de 40 pinos.

Confira abaixo todas as especificações técnicas do Sense HAT:

  • Sensor de pressão/temperatura: STMicro LPS25HB
  • Faixa de pressão absoluta de 260 a 1260 hPa
  • Saída de dados de pressão de 24 bits
  • Faixa de medição de temperatura precisa de 0 a +65°C (±2°C)
  • Saída de dados de temperatura de 16 bits
  • Sensor de temperatura/umidade: STMicro HTS221
  • Faixa de umidade relativa de 0 a 100%
  • Faixa de medição de temperatura precisa de 15 a 40°C (±0,5°C)
  • Saída de dados de 16 bits
  • IMU: STMicro LSM9DS1
  • Faixa de medição de aceleração de ±16g
  • Faixa de medição do magnetômetro de ±16 gauss
  • Faixa de medição do giroscópio de ±2000 dps
  • Resolução de 16 bits para cada canal de medição
  • Sensor de cor: sensor de cor e brilho TCS3400 RGB
  • Matriz LED: display LED RGB 8 × 8
  • Joystick: joystick em miniatura de 5 botões com cima, baixo, esquerda, direita e clique com o botão do meio
  • Temperatura de operação: 0°C–50°C
  • Dimensões: 56,5 mm × 65 mm

Potencial Educacional do Sense HAT

Uma das aplicações mais emocionantes do Sense HAT é na educação científica. Com todas essas capacidades em uma única placa, o Sense HAT se torna uma ferramenta incrível para experimentação e observação em sala de aula. Muitos experimentos podem ser conduzidos, desde monitorar o crescimento de plantas até controlar e registrar variáveis experimentais.

Sense HAT para sala de aula de ciências

Em uma típica sala de aula de ciências, onde a experimentação e a observação são essenciais, o Sense HAT pode oferecer uma abordagem prática e acessível. Em vez de depender de kits de laboratório caros, os alunos podem utilizar o Sense HAT para explorar conceitos científicos de uma maneira envolvente e interativa.

Projetos e Jogos com o Sense HAT

O Sense HAT não é apenas para a sala de aula; ele também oferece uma ampla gama de possibilidades para projetos e jogos. Com a matriz LED e o joystick, é possível recriar jogos como Pong ou Flappy Bird. Adicionar entrada de sensor ao seu jogo, como um jogo de queda de ovo ou uma Magic 8 Ball que reage ao movimento do dispositivo, pode tornar a experiência ainda mais emocionante.

Sense HAT para projetos e jogos

Além de jogos, o Sense HAT pode ser usado para criar arte digital. A matriz LED é perfeita para expressar criatividade, desde desenhos básicos até pixel art magnífico. Até mesmo a criação de animações baseadas em informações do mundo real é possível, utilizando ferramentas como o módulo Python Turtle e a linguagem Processing.

Ciência com o Sense HAT

Para os entusiastas da ciência, o Sense HAT oferece uma série de possibilidades. O livro gratuito “Essentials” da equipe do The MagPi cobre os fundamentos científicos do Sense HAT, ensinando como medir a gravidade e outros conceitos científicos.

The MagPi Essentials

Além disso, há recursos online que explicam como gravar as informações coletadas pelo Sense HAT, analisar e representar graficamente esses dados usando o Mathematica, que é incluído gratuitamente no Raspberry Pi OS.

Desafio AstroPi

Estudantes e educadores têm a oportunidade de participar do desafio Astro Pi, onde suas equipes podem enviar códigos para serem executados na Estação Espacial Internacional. Isso oferece uma experiência única de ver seu código “viajar” para o espaço.

Um Mundo de Possibilidades com o Raspberry Pi Sense HAT

O Sense HAT emerge como uma ferramenta versátil que vai além de ser apenas um acessório para o Raspberry Pi Hat. Com seu potencial educacional, projetos interativos e aplicações científicas, o Sense HAT se destaca como um componente valioso para entusiastas, educadores e alunos explorarem e expandirem seus horizontes científicos e tecnológicos.


Este post é uma tradução adaptada do artigo escrito por Janaina Ander. O artigo original pode ser encontrado aqui.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe