Robô com cidadania? Isso já é uma realidade. Deixe um comentário

Você não leu errado, a humanidade já deu este largo passo rumo a construção de uma civilização de androides. E a Arábia Saudita foi o primeiro país a possui um robô com cidania. Uma robô, no caso. Ela se chama Sophia, é artificialmente inteligente e amiga do Andrew Ross Sorkin.

Se beneficiando do dinheiro em abundância e um desejo enlouquecedor por coisas futurísticas, a Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes,  investem em androides já há muito tempo. Eles já testaram robôs nas mais audaciosas atividades. Robôs já realizaram cirurgias cerebrais, trabalharam em construção de edifícios e até atuaram como jóquei em corridas de camelo.

A excentricidade da Arábia Saudita

Recentemente o príncipe saudita Mohammed bin Salman, anunciou a construção de uma cidade chamada Neom. Projetada para ser muito maior que Dubai e possui menos regras que as demais cidades do país. A expectativa é que se tenham mais robôs do que humanos. Parece um tanto assustador para você? Então com a palavra, o príncipe Mohammed bin Salman: “Queremos que o principal e primeiro robô em Neom seja Neom, o robô número um. Tudo terá uma ligação com inteligência artificial, com Internet das Coisas, tudo.”

Sophia: a primeira robô com cidadania

Não estão claros quais são os direitos da robô. O que sabemos é que, mesmo um robô não tendo gênero, ela foi caracterizada como mulher. E assim foi concedida a cidadania. Veja a Sophia em ação:

YouTube video

Poderia parecer um avanço em tanto para a humanidade, mas é muito mais obscuro que isso. Muitos estão fazendo referência ao filme Eu, robô, o que não seria nada favorável para a raça humana. Mas esses rumores e comparações não surgem à toa. Veja uma entrevista de Sophia com The Tonight Show (a partir de 02:19):

YouTube video

Agora nos resta acompanhar. Talvez a megacidade Neom não saia do papel, ou talvez tenhamos um exército de robôs tentando dominar a Terra.

Fonte: Gizmodo e Youtube.

 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe