Tutorial Wearable: Coroa Princesa Deixe um comentário

Olá, pessoal! Para quem quiser fazer uma coroa com leds RGB e chamar a atenção em festas e eventos, agora ficou mais fácil! Hoje vou mostrar o passo a passo da Coroa Princesa nesse tutorial Wearable.

Descrição tutorial wearable

Trata-se de uma coroa com Leds RGB endereçáveis para fins de entretenimento, que venho apresentando em vários eventos sobre Arduino e Tecnologia. Este foi um projeto que fiz em 2015 inspirado na NeoPixel Tiara, pela Adafruit. Na época, era muito mais difícil encontrar materiais para confecção. Hoje, já encontramos no Brasil materiais como módulos e anéis de Led endereçáveis.

Tutorial Wearable

Lista de material

Montagem da Coroa Princesa

Corte pedaços do fio rígido do formato que você desejar montar. Decape as extremidades, com um lado maior para fixação na tiara. O fio rígido também será condutor do GND no circuito. Reserve estes fios.

Fios e Leds endereçáveis

No centro, colocaremos o anel de Led Endereçável, nas extremidades os Leds em módulo. Porém, fique a vontade para montar do jeito que achar mais legal. Vire os módulos e anel e, com ferro de solda, ‘estanhe’ os pads GND, VCC, DIN e DOUT.

Leds endereçáveis

Após isto, inicie a montagem da coroa. Caso não tenha a tiara, corte um pedaço maior de fio rígido e use como suporte (próxima figura). Na parte central, decape cerca de 5cm de proteção do fio SEM CORTAR O FIO, com muito cuidado.

Fio rígido como suporte

No local onde foi decapado, coloque o pedaço do fio rígido que reservou para suporte, com alicate de bico prenda-o ao fio maior e solde, como na figura abaixo:

Início da montagem com fio rígido

Faça o mesmo com os outros pedaços de fio rígido, com certa distância entre eles.

Estrutura com fios rígidos completa

Agora posicione os Leds RGB nos fios rígidos verticais e os solde sobre o pad GND. Caso tenha, utilize um suporte com garras.

Soldando o Led RGB na etrutura

Depois de soldar todos os Leds, solde o Anel de Led na parte central.

Leds posicionados sobre a estrutura da coroa

Depois disto, utilizando os fios finos de cobre, solde de forma interligada os VCCs de cada LED. E o DOUT do primeiro Led com o DIN do próximo, assim sucessivamente, conforme circuito.

Circuito Coroa Princesa de Wearable

 

DICA: com ferro de solda, passe solda estanho nas extremidades dos fios de cobre até ficarem prateados, tirando a isolação de cobre para realizar a soldagem.

Soldagem dos fios de cobre

Após montagem da estrutura com Leds e Anel, faça o Download da Biblioteca Adafruit NeoPixel e, após instalar na IDE Arduino, utilize um exemplo chamado Strandtest.

Strandtest

Altere os parâmetros PIN (de 6 para 2) e na linha Adafruit_NeoPixel strip mude a quantidade de leds no circuito (de 60 para 20).

#define PIN 2

Adafruit_NeoPixel strip = Adafruit_NeoPixel(20, PIN, NEO_GRB + NEO_KHZ800);

Após as alterações, realize a gravação do sketch no Arduino com auxílio de um Conversor USB/TTL. Se necessário, siga as orientações do post como programar um Arduino Pro Mini usando um conversor USB/TTL.

Gravação do Arduino com conversor USB/TTL

Testes tutorial wearable Coroa Princesa

Terminada a gravação, retire o conversor e solde nos pinos do Arduino Pro Mini os fios de cobre correspondentes ao GND, VCC e 2 (DIN). Realize o teste do acendimento dos Leds antes de colocar a bateria com o próprio conversor USB ligado no computador.

Teste Coroa

Prenda o Arduino, switch e bateria utilizando um pedaço de fio rígido sobre um lado da estrutura. Verifique se, ao ligar o switch, os efeitos estão de acordo com o teste anterior. Para finalizar, pinte com esmalte os fios rígidos da cor que desejar (usei esmalte na cor preta) e pronto, você tem uma Coroa Princesa de Wearable!

Gedeane com coroa Princesa de Wearable

Abaixo há um vídeo bem-humorado que fiz explicando melhor a montagem (utilizei Arduino Flora e Leds RGB montados em pads próprios, porém hoje já temos Leds montados disponíveis para venda):

YouTube video

Gostou? Tem alguma sugestão? Fez sua própria coroa? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe