Violão automático com Arduino Uno Deixe um comentário

Que tal criar o seu próprio violão automático utilizando Arduino Uno? Pois foi exatamente isso que a Youtuber do canal Make It and Fake It criou. A menina simplesmente não se considera talentosa para tocar o instrumento musical e extrapolou a criatividade ao inventar este violão.

violão automático

A ideia é considerada maluca para alguns, interessante para outros e até mesmo inútil para alguns outros, mas o fato é que muitas pessoas a acharam incrivelmente divertida. Basta ver os inúmeros comentários recebidos no vídeo da menina no Youtube, como: “Awesome!”, “You are amazing” e What a crazy amazing creativity”!

YouTube video

Como funciona

O violão automático consiste em utilizar uma placa Arduino Uno junto de um servo motor. Eles são responsáveis por mover duas hastes de madeira fixadas no violão que, ao se movimentarem, emitem o som. Há também uma caixa de controle, onde é possível escolher um dos três padrões de ritmo.

Você pode curtir o som do violão enquanto realiza outras tarefas, conforme exemplifica a jovem inventora. Além de tarefas triviais como, por exemplo, digitar uma mensagem de texto ou tomar um chá, nós ficamos pensando por aqui em outros tipos de situações. E se pessoas com deficiência ou alguma limitação motora nas mãos ou nos braços pudesse ter o seu próprio violão automático? Seria genial, não? 🙂

O código para criar este projeto está disponível no GitHub e aberto para quem quiser se arriscar nesta ideia que atraiu muitos interessados e, inclusive, foi parar no site oficial do Arduino, de onde tiramos inspiração para esse post.

As possibilidades de projetos com Arduino são inúmeras e não é a toa que ele virou indispensável entre os makers, sendo um ícone do conceito open hardware. Com este microcontrolador é possível automatizar sua casa, controlar a temperatura do ar condicionado e as luzes, criar um novo brinquedo ou até mesmo um violão automático. A criatividade é praticamente infinita!

Gostou desta super ideia com Arduino Uno? Então deixe seu comentário logo abaixo.

Fonte: Blog Arduino

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe