Joystick Arduino 3 Eixos - MakerHero
Sensores, Movimento & Proximidade

Joystick Arduino 3 Eixos

REF: 9SS03

O Joystick Arduino opera com base em dois potenciômetros e um botão. Os potenciômetros controlam os eixos X e Y, enquanto o botão, quando pressionado, corresponde ao eixo Z. Assim, o Joystick oferece três interfaces de entrada, permitindo a conexão aos eixos X, Y e Z.

Principais características:

  • Controle de eixo X e Y via potenciômetro
  • Controle do eixo Z via botão integrado
  • Interface analógica
  • Tensão de operação entre 3,3 V a 5 V

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    Joystick Arduino 3 Eixos

    O Joystick Arduino de 3 Eixos é um dispositivo de entrada que permite aos usuários controlar movimentos em duas direções distintas: horizontal (eixo X) e vertical (eixo Y). Baseado em potenciômetros montados perpendicularmente entre si, cada eixo é associado a um desses potenciômetros, permitindo que o Arduino detecte a posição do joystick em cada eixo. Além disso, também possi um botão de acionamento integrado, que pode ser pressionado pelo usuário para enviar um sinal adicional ao Arduino. 

    Com uma faixa de tensão de operação de 3,3 V a 5 V e uma interface analógica, o joystick é facilmente conectado ao Arduino, onde suas leituras podem ser processadas para controlar diversos dispositivos ou executar funções específicas, proporcionando uma experiência de controle intuitiva em uma variedade de projetos eletrônicos.

    Como funciona o Joystick Arduino?

    O funcionamento é relativamente simples, ele consiste em um conjunto de potenciômetros montados perpendicularmente entre si, um para cada eixo (X, Y), e um botão de acionamento (eixo Z). Quando o usuário move o joystick em uma determinada direção, os potenciômetros são girados proporcionalmente ao movimento realizado. Essa mudança de resistência nos potenciômetros é então detectada pelo Arduino, que converte esses valores analógicos em sinais digitais que podem ser interpretados pelo programa. 

    Assim, o Arduino pode determinar a posição do joystick em cada eixo e se o botão de acionamento está pressionado ou não. Essas informações podem ser usadas para controlar diferentes dispositivos ou realizar ações específicas de acordo com a programação definida pelo usuário.

    Aplicações

    Ferramenta versátil com uma ampla variedade de aplicações em projetos eletrônicos. Sua capacidade de detectar movimentos em três dimensões o torna ideal para controle preciso em diversas situações. Uma das aplicações mais comuns é no controle de robôs, onde o joystick pode ser usado para direcionar o movimento em diferentes direções, facilitando a navegação e o controle de velocidade. 

    Além disso, o joystick é amplamente utilizado em simuladores de voo e jogos, oferecendo uma experiência de controle mais imersiva e realista. Também é empregado em dispositivos de realidade virtual e aumentada, permitindo interações tridimensionais intuitivas. Sua versatilidade se estende ao controle de câmeras, braços robóticos e muito mais, tornando-o uma ferramenta valiosa em uma variedade de projetos eletrônicos.

    Confira um exemplo prático de uso neste tutorial Controlando Micro Servo 9g usando Joystick.

    Como conectar o Joystick 3 Eixos ao Arduino?

    Para conectar um Joystick de 3 Eixos ao Arduino, siga estas etapas básicas:

    • Primeiro, identifique os pinos do Joystick. Normalmente, possui cinco pinos. Esses pinos podem incluir VCC, GND e três saídas analógicas para os eixos X, Y e Z (botão).
    • Conecte o pino VCC ao pino 5V do Arduino.
    • Conecte o pino GND ao pino GND do Arduino.
    • Conecte os pinos de saída analógica do joystick (VRx, VRy e SW) aos pinos analógicos do Arduino (por exemplo, A0, A1 e A2) para permitir que o Arduino leia as informações de posição.

    • Abra o Arduino IDE e crie um novo sketch.
    • Faça o upload do código abaixo para a placa.
    // Define os pinos do joystick
    const int pinX = A0; // Pino analógico para o eixo X
    const int pinY = A1; // Pino analógico para o eixo Y
    const int pinZ = A2; // Pino analógico para o botão (Z)
    
    void setup() {
    
      // Inicializa a comunicação serial
      Serial.begin(9600);
    }
    
    void loop() {
    
      // Lê os valores dos pinos analógicos
      int valorX = analogRead(pinX);
      int valorY = analogRead(pinY);
      int valorZ = analogRead(pinZ);
    
      // Exibe os valores lidos no monitor serial
      Serial.print("Eixo X: ");
      Serial.print(valorX);
      Serial.print("\tEixo Y: ");
      Serial.print(valorY);
      Serial.print("\tBotão Z: ");
      Serial.println(valorZ);
    
      // Aguarda um curto intervalo antes de fazer a próxima leitura
      delay(100);
    }
    • Abra o Monitor Serial (Ferramentas-> Serial Monitor) para visualizar os valores dos eixos X, Y e Z.

    Especificações do Joystick Arduino 3 Eixos

    • Modelo: KY-023
    • Marca: Keyes
    • Número de Eixos: 3 (X, Y e Z)
    • Interface: Analógica
    • Tensão de Operação: 3,3 – 5 V
    • Dimensões: 37 mm x 25 mm x 32 mm
    • Peso: 15g

    Acompanha

    • 01 – Joystick Arduino 3 Eixos
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