Já sabemos que a impressão 3D pode fazer verdadeiras maravilhas e, na área de engenharia, não é diferente! Falaremos sobre a criação de maquetes botando a mão na massa, vamos lá?
Eu tenho que modelar ou só imprimir?
As duas situações passam por caminhos semelhantes. Geralmente precisamos modelar o arquivo, pois nem sempre o trabalho feito nos escritórios de arquitetura vem a contento. Isso porque arquivos extremamente pesados carregados com milhões de polígonos desnecessários contendo erros crassos na malha 3D são bastante comuns, muito por conta dos softwares utilizados nestes espaços que tornam a sua recuperação bastante complicada ou até mesmo inviável. Dito isso, vamos então avaliar ambas as situações – mas caso você não saiba absolutamente nada sobre modelagem 3D, não se preocupe, estes dois artigos abaixo serão perfeitos para te ajudar a aproveitar este aqui ao máximo!
Como modelar sem complicar?
É bem verdade que, por mais recursos que um software como o Blender ou o Freecad possam ter, nem sempre teremos tempo hábil para dominar sua curva de aprendizado para gerar os resultados esperados. Por isso, trago uma outra jóia de código aberto feita especialmente para modelar casas e apartamentos de forma relâmpago! Conheçam o Sweet Home 3D!
O Sweet Home 3D é um software voltado para a construção de maquetes 3D de modo intuitivo, em que o foco está na construção do espaço em si, com a possibilidade de acrescentar móveis, portas, janelas e outros acessórios já convertidos em malha 3D, facilitando demais a tarefa na hora da preparação para impressão 3D.
Para iniciarmos, baixe o software entrando no site.
Como é a interface do Sweet Home 3D?
Dividida por padrão em 4 segmentos, temos na parte superior a direita a área de construção do espaço, enquanto que na porção superior esquerda temos a biblioteca com os acessórios padrão que poderemos acrescentar ao projeto depois. Nas porções inferiores temos a tabela com os dados das paredes e base além da pré visualização de como está ficando o nosso projeto.
Atalhos chave
Esses atalhos na extremidade superior da interface permitem não apenas a criação de base e paredes, mas também a movimentação pelo espaço de criação e aferição de medidas, entre outros.
Hora de colocar a mão na massa
Selecione o modo de criação de solo e vamos criar o chão do nosso primeiro modelo.
Para tal, basta um clique com o botão esquerdo do mouse no ponto inicial desejado e um clique adicional nas distâncias desejadas. Quando estiver satisfeito, basta clicar com o botão direito do mouse.
Paredes
Para criar as paredes o processo é basicamente o mesmo, bastando seguir o contorno da base.
Portas e janelas
Basta escolher dentre as opções disponíveis da biblioteca e colocar no local desejado na arena de criação. A profundidade, dentre outros ajustes, você ainda pode fazer parametricamente apenas ajustando os valores na tabela vista no canto inferior esquerdo.
Paredes em arco? Claro, vamos lá!
Para transformar uma determinada parede, basta posicionar o ponteiro do mouse na extremidade desejada e arrastar até atingir a angulação desejada.
E no Blender, é difícil?
O Blender é como um verdadeiro lar para profissionais que usam e abusam da mistura entre modelagem orgânica e paramétrica e, justamente por isso, tem um verdadeiro arsenal para facilitar esta tarefa.
Este plugin nativo dá ao Blender o poder de criar maquetes de maneira similar a que vimos anteriormente no Sweet Home 3D – porém aqui a criação das paredes ocorre primeiro e o menu paramétrico se faz mais presente além de o foco se dar na criação do espaço em si sem priorizar a adição de móveis ou acessórios deste tipo, a qual deve ser feita manualmente. Outra grande vantagem do Blender se dá na possibilidade de proporcionar toques artísticos ao trabalho criando padrões matemáticos sem esforço, utilizando apenas o modificador denominado “Wireframe”, como visto na imagem abaixo.
Preparação para impressão 3D
Diferente do que vemos para tours virtuais, as maquetes impressas precisam de preparação especial para que o resultado possa impressionar.
Remova móveis e outros acessórios
Imprima primeiro o espaço e depois, caso seja viável, acessórios como mobília, veículos e etc.
Suportes sim, sempre que for necessário e atenção com a espessura das paredes e da base
Nem sempre as métricas devem ser respeitadas. Maquetes tem a sua serventia, principalmente em proporcionar uma experiência visual incrível para o (s) cliente (s) do contratante. Geralmente paredes entre 0.8mm e 1.2 mm costumam atender bem casos assim.
Para múltiplos andares, faça sempre um por vez
Essa simples ação irá poupar mais do que material, mas também a tarefa virtualmente impossível de se remover suportes em áreas sensíveis.
Maquetes de vários conjuntos podem ser impressas de uma vez
Sim! Apenas tome cuidado com a altura das camadas para evitar a perda de detalhes, bem como ter em mente que peças assim pedirão sempre velocidades mais baixas.
Gostou de conhecer essas dicas incríveis para a criação de maquetes utilizando impressão 3D? Então não deixem de continuar acompanhando o blog da MakerHero nesta incrível jornada pelo universo da impressão 3D!