Utilizando os botões da micro:bit
Deixe um comentárioNesta aula, você aprenderá a utilizar os botões da micro:bit para criar interações dinâmicas e responsivas em seus projetos. Exploraremos como funcionam os botões da micro:bit, como acionar LEDs através dos botões e como criar um contador de pressões de botão.
Como funcionam os botões da micro:bit?
Os botões na micro:bit são componentes essenciais para interação física e controle dos programas. A placa micro:bit possui dois botões principais: o botão A localizado à esquerda e o botão B à direita.
Cada botão pode ser pressionado individualmente para executar ações programadas, como por exemplo:
- Botão A: Localizado no lado esquerdo da micro:bit, é frequentemente usado para iniciar ações ou mudar de modo em programas.
- Botão B: Situado no lado direito da micro:bit, é comumente usado para confirmar seleções ou executar ações secundárias.
Os botões da micro:bit funcionam de maneira simples: quando você pressiona um botão, ele faz contato com o circuito interno, enviando um sinal para a placa. Esse sinal pode ser detectado pelo programa que está sendo executado na micro:bit, permitindo que ações específicas sejam acionadas em resposta à pressão do botão.
Para programar a micro:bit para responder aos botões, você pode usar tanto o MakeCode quanto o Python Editor. Por exemplo, no MakeCode, você pode utilizar blocos de eventos como “no botão A pressionado” ou “no botão B pressionado” para iniciar ações específicas quando os botões são pressionados.
Aqui está um exemplo simples em MakeCode para mostrar um ícone quando o botão A for pressionado e apaga o ícone quando o botão B é pressionado:
Os botões da micro:bit são componentes simples, mas poderosos, que permitem uma interação direta e intuitiva com seus projetos. Compreender como funcionam e como programá-los abre diversas possibilidades criativas para projetos envolventes e interativos.
Para que servem os botões da micro:bit?
Os botões da micro:bit são essenciais para a interação com a placa, permitindo que os usuários iniciem ações, naveguem em menus, ou controlem elementos de um programa. A micro:bit possui dois botões, que possuem as seguintes funções:
- Interatividade: Os botões permitem que o usuário interaja diretamente com os programas executados na micro:bit. Isso inclui iniciar ações, alternar entre modos e controlar variáveis.
- Entrada de Dados: Usando os botões, os usuários podem inserir dados em programas, como contar quantas vezes um botão é pressionado.
- Controle de Navegação: Em programas mais complexos, os botões podem ser usados para navegar em menus, selecionar opções ou confirmar ações.
Alguns exemplos de uso dos botões na micro:bit são:
- Acender um LED: Um dos usos mais simples é acender um LED na matriz de LEDs da micro:bit ao pressionar um botão. Por exemplo, o botão A pode ser programado para acender o LED na posição (2,2).
- Contador: Um projeto comum é usar os botões para incrementar ou decrementar um contador. Cada pressão no botão A pode aumentar o valor do contador, enquanto cada pressão no botão B pode diminuir o valor.
- Jogos: Em jogos simples, como o “Pong”, os botões A e B podem ser usados para mover os paddles para cima e para baixo.
Acionando um LED através dos botões da micro:bit
Acionar um LED usando os botões da micro:bit é uma atividade básica e essencial para aprender a interagir com a placa. Vamos explorar como fazer isso utilizando o MakeCode e o Python Editor.
Acionando um LED com os Botões no MakeCode
Aqui está um passo a passo para acender e apagar um LED usando a programação em blocos do MakeCode:
- Selecionar os Blocos: No painel esquerdo, selecione “Entrada” e arraste o bloco “no botão A pressionado” para o espaço de trabalho. Repita o processo para o bloco “no botão B pressionado”.
- Definir Ações: Para o bloco “no botão A pressionado”, adicione o bloco “plotar x y” da categoria “Led”. Configure as coordenadas para a posição do LED que deseja acender (por exemplo, 2, 2). Para o bloco “no botão B pressionado”, adicione o bloco “apagar x y” e configure as coordenadas para a mesma posição (2, 2).
Acionando um LED com os Botões no Python Editor
No Python Editor, você pode utilizar métodos específicos para detectar quando um botão é pressionado e, assim, acender ou apagar um LED.
from microbit import * while True: if button_a.is_pressed(): display.set_pixel(2, 2, 9) # Acende o LED na posição (2, 2) if button_b.is_pressed(): display.set_pixel(2, 2, 0) # Apaga o LED na posição (2, 2)
Neste exemplo, o LED na posição (2, 2) acende quando o botão A é pressionado e apaga quando o botão B é pressionado.
Acionar um LED através dos botões da micro:bit é uma excelente maneira de começar a entender como interagir com a placa e criar programas responsivos. Com os exemplos fornecidos, você pode experimentar e expandir suas habilidades, explorando diferentes formas de interatividade com os botões da micro:bit.
Projeto de contador de pressões no botão
Criar um contador de pressões de botão é um excelente projeto para aprender a contar eventos e exibir valores na micro:bit. Vamos explorar como fazer isso utilizando o MakeCode e o Python Editor.
Contador de Pressões no MakeCode
Aqui está um passo a passo para criar um contador de pressões de botão usando a programação em blocos do MakeCode:
- Configurar o Contador: No painel esquerdo, selecione “Variáveis” e crie uma nova variável chamada “contador”. Arraste o bloco “definir contador para 0” para o bloco “ao iniciar”.
- Incrementar o Contador: Selecione “Entrada” e arraste o bloco “no botão A pressionado” para o espaço de trabalho. Em “Variáveis”, arraste o bloco “mudar contador por 1” e coloque dentro do bloco “no botão A pressionado”.
- Exibir o Contador: Para exibir o valor do contador, selecione “Básico” e arraste o bloco “mostrar número” para dentro do bloco “no botão A pressionado”. Configure para mostrar a variável “contador”.
Contador de Pressões no Python Editor
No Python Editor, você pode criar um contador de pressões de botão usando variáveis e métodos para detectar quando os botões são pressionados.
from microbit import * # Inicializa o contador contador = 0 while True: if button_a.was_pressed(): contador += 1 display.show(contador)
Este projeto de contador de pressões de botão é uma excelente introdução ao uso de variáveis e eventos em programação com a micro:bit. Ele demonstra como rastrear e exibir informações dinâmicas, proporcionando uma base sólida para projetos mais complexos. Com os exemplos fornecidos, você pode experimentar incrementando o contador com outros eventos ou adicionando funcionalidades adicionais, como resetar o contador ao pressionar outro botão.